Geraldo Alckmin, padre, Lula e Janja após missa de oração pelo Papa. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na quarta-feira, 26 de fevereiro, de uma missa pela saúde do Papa Francisco. A cerimônia aconteceu às 18h na Capela Nossa Senhora da Conceição, localizada dentro do Palácio da Alvorada.
A primeira-dama, Janja da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, também estiveram presentes.
No Instagram, o perfil Apostolado Cáritas destacou que Lula foi "o único presidente da República a reunir a alta cúpula do Governo Federal para rezar pelo Papa Francisco".
A celebração foi conduzida por três padres jesuítas e contou com a presença do cardeal e arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raimundo Damasceno.
Durante a missa, Lula reforçou a importância do Papa Francisco como líder religioso e exemplo de dedicação ao bem comum.
"O Brasil está em oração pela sua melhora", afirmou o presidente.
Enquanto isso, no Vaticano, fiéis e cardeais se reuniram na Praça de São Pedro pela terceira noite consecutiva para rezar pela recuperação do Pontífice.
O boletim médico mais recente indicou uma leve melhora no quadro clínico. Exames de tomografia computadorizada do tórax mostraram uma evolução positiva da inflamação pulmonar, sem complicações adicionais.
Apesar do progresso, o tratamento continua com oxigenoterapia de alto fluxo e fisioterapia respiratória, medidas essenciais para garantir a recuperação completa do Papa. Os médicos mantêm um prognóstico cauteloso, monitorando a resposta ao tratamento.
O boletim vespertino da quarta-feira, 26 de fevereiro, publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, afirmou que a tomografia computadorizada mostrou uma evolução normal do quadro inflamatório pulmonar do Papa Francisco, e os exames de sangue estão bons. À tarde, o Santo Padre realizou atividades de trabalho. O prognóstico permanece reservado.
"As condições clínicas do Santo Padre nas últimas 24 horas apresentaram uma melhora leve e contínua. A leve insuficiência renal detectada nos últimos dias foi resolvida. A tomografia do tórax realizada ontem à noite mostrou uma evolução normal do quadro inflamatório pulmonar. Os exames laboratoriais e hematológicos de hoje confirmaram a melhora observada ontem. O Santo Padre continua com oxigenoterapia de alto fluxo e, até o momento, não apresentou crises respiratórias asmáticas. A fisioterapia respiratória continua. Apesar da leve melhora, o prognóstico permanece reservado. Durante a manhã, o Santo Padre recebeu a Eucaristia. A tarde foi dedicada às atividades de trabalho."
Francisco está hospitalizado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, com problemas respiratórios. Na terça-feira, 18 de fevereiro, uma tomografia de tórax apontou uma pneumonia bilateral.
O jesuíta argentino, que historicamente sofre de problemas respiratórios e teve o lobo pulmonar direito removido quando era jovem, contraiu uma "infecção polimicrobiana, em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática", e os médicos consideram seu tratamento terapêutico "complexo".
As últimas notícias reacenderam as preocupações sobre a saúde do chefe da Igreja Católica, cujo status está sendo posto à prova por uma agenda sobrecarregada e um ritmo de trabalho pesado que ele se recusa a diminuir.
1
2
3
04:02, 19 Abr
26
°c
Fonte: OpenWeather
O ex-jogador de basquete morreu na sexta-feira (17) em Santana do Parnaíba (SP), após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua casa, em Alphaville.
Além disso, a chefe do Executivo estadual entregou dois ônibus escolares, autorizou licitação para requalificação de mais de 20 ruas do município.
Entre os critérios que deverão ser considerados na definição da convivência estão as condições de moradia, o cuidado com o animal e a disponibilidade de tempo de cada tutor.
mais notícias
+