Pernambuco, 27 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

'Houve um afrouxamento no governo Bolsonaro', diz Lula sobre fraude no INSS

Além disso, o petista ainda afirma que o governo federal agiu de forma séria após detectar os desvios indevidos.

Fernanda Diniz

03 de junho de 2025 às 14:08   - Atualizado às 14:27

Lula e Jair Bolsonaro.

Lula e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira, 3, que o governo federal vai ter que tomar uma decisão caso as entidades investigadas pelo escândalo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) provem que são inocentes.

Segundo Lula, os descontos indevidos começaram após um "afrouxamento" feito no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Houve um afrouxamento no governo passado das regras. Ou seja, as pessoas começaram a mandar nomes sem a nenhuma fiscalização, sem nenhum critério", disse Lula, em entrevista coletiva à imprensa na qual abordou diversos assuntos do governo federal.

Lula sobre escândalo do INSS 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira, 3 de junho, que o governo federal agiu de forma séria após detectar os desvios indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo Lula, o Planalto poderia ter feito um "show de pirotecnia", mas preferiu colocar a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) para investigar os casos.

Veja Também

"Nós detectamos que tinha um desvio. A gente poderia ter feito um show de pirotecnia como sempre se faz nesse País. Vamos fazer um show de pirotecnia, toda a imprensa dá manchete de jornal. Uma semana depois, todo mundo esquece e o roubo continua", afirmou o presidente, em entrevista coletiva à imprensa na qual abordou diversos assuntos sobre o País.

Lula voltou a dizer que os casos de fraudes no INSS começaram na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, os valores tirados indevidamente serão ressarcidos pelo governo.

"Quem errou vai ser punido. O que vai acontecer? Nós vamos devolver o dinheiro para os aposentados que foram lesados pela quadrilha", disse o presidente.


 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:42, 27 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bets e casas de apostas
Medida

Governo inicia notificação a apostadores sobre fim das bets e informa prazo para retirada de valores

O governo federal decidiu encerrar a operação de bets no País a partir desta sexta-feira (25), com a edição de uma medida provisória assinada pelo presidente Lula.

Aposta Online
Resolução

MP que proíbe bets já está em vigor, mas Congresso terá até 120 dias para decidir sobre medida; saiba próximas etapas

Para que a proibição permaneça em vigor, o texto deverá passar por uma comissão mista, formada por deputados e senadores, e posteriormente ser votado nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Lula, Presidente da República
Programa

Governo Federal lança Desenrola 3.0 com previsão de renegociar R$ 150 bilhões em dívidas

Nesta fase, serão atendidas famílias com dívidas em atraso há períodos entre dois e quatro anos e meio.

mais notícias

+

Newsletter