Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula e Embraer anunciam R$ 20 bilhões em investimentos no Brasil até 2030

O plano também foi anunciado durante cerimônia do programa Nova Indústria Brasil, no Palácio do Planalto, para o presidente e outras autoridades.

Ricardo Lélis

12 de fevereiro de 2025 às 21:52   - Atualizado às 22:00

Presidente Lula

Presidente Lula Foto: Divulgação

Em encontro com o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, o CEO e presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, reforçou a decisão da empresa de investir, juntamente com o Governo Federal, R$ 20 bilhões no Brasil até 2030, para ampliar a produção de aviões e desenvolver novos produtos.

O plano também foi anunciado durante cerimônia do programa Nova Indústria Brasil, no Palácio do Planalto, para o presidente Lula, e autoridades do Governo Federal.

A previsão de investimentos da Embraer inclui aumento da produção de aeronaves, expansão dos negócios em mercados internacionais e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, com o objetivo de reduzir os níveis de emissão de carbono da indústria aeronáutica.

Um dos destaques é o eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical), fabricado pela EVE, do grupo Embraer.

O ministro comemorou o valor dos investimentos apresentado pela Embraer 

Veja Também

O gestor também disse que isso reforça o pedido do presidente Lula para alavancar a indústria brasileira e retomar a competitividade do Brasil. 

“Esse anúncio vem para fortalecer a indústria brasileira e reforçar a importância da empresa nacional forte, com credibilidade dentro e fora do Brasil”, afirmou.

Investimentos

Já o CEO da Embraer afirmou que o programa Nova Indústria Brasil tem um papel essencial na retomada da competitividade do País e a parceria com a Embraer, e com toda a Base Industrial de Defesa, continuará sendo fundamental para incentivar as exportações de produtos brasileiros, assim como a geração de empregos qualificados e de renda, garantindo também o domínio de tecnologias críticas voltadas à soberania nacional”, disse Francisco Gomes Neto, CEO e Presidente da Embraer.

A Embraer atua na aviação comercial, executiva, agrícola e de defesa e segurança.

A companhia brasileira projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer serviços e suporte a clientes no pós-venda. 

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves.

Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros. 

A empresa é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:34, 25 Ago

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O ex-governador de Minas Gerais e candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo).
Vídeo

Errou? Zema comete gafe em sabatina da TV Globo ao dizer que tem "programas contra as mulheres"

A declaração ocorreu quando o candidato apresentava propostas que, segundo ele, foram desenvolvidas para combater a violência doméstica e ampliar a proteção às vítimas.

A governadora Raquel Lyra (PSD) aparece na liderança da disputa pelo Governo de Pernambuco.
Disputa

Simplex/CBN: Raquel Lyra tem 55,4% e João Campos 43,3% dos votos válidos e venceria no primeiro turno

Nesse cenário, 6,2% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, enquanto 10,5% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também mostrou diferença na taxa de desaprovação dos dois governantes. Enquanto 33% dos entrevistados desaprovam o petista, o índice é de 29% para Raquel Lyra.
Cenário

Datafolha: Raquel Lyra é mais aprovada que Lula em Pernambuco, com 66% contra 62%

A pesquisa também mostrou diferença na taxa de desaprovação dos dois governantes. Enquanto 33% dos entrevistados desaprovam o petista, o índice é de 29% para Raquel Lyra.

mais notícias

+

Newsletter