Pernambuco, 04 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Governo Lula DESISTE de incluir MST em DESFILE de 7 de setembro; ENTENDA

Inicialmente, o movimento iria fazer uma participação simbólica no evento junto a outras organizações que trabalharam no resgate e amparo às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

03 de setembro de 2024 às 21:08   - Atualizado às 21:16

Presidente Lula durante encontro com o MST

Presidente Lula durante encontro com o MST Foto: Divulgação//MST

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu da ideia de chamar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para o desfile de 7 de Setembro, em Brasília.

O convite já havia sido feito ao MST, que designaria dois representantes para participar de uma homenagem às forças de segurança e entidades da sociedade civil que participam da reconstrução do Rio Grande do Sul.

Inicialmente, o MST iria fazer uma participação simbólica no desfile junto a outras organizações que trabalharam no resgate e amparo às vítimas das enchentes.

Segundo a assessoria dos sem terra, os dois escolhidos para a cerimônia são pessoas ligadas à secretaria nacional que "representam nacionalmente o movimento.

"O MST terá dois membros que farão uma participação simbólica durante o desfile do 7 de setembro, em Brasília; representando junto a outras organizações convidadas, entidades que obtiveram um reconhecimento público às ações solidárias empenhadas na reconstrução do estado do Rio Grande do Sul, após a tragédia que assolou o Estado gaúcho", disse a assessoria do MST ao Estadão.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Leia Também

Porém, o Planalto afirmou que havia "cogitado" a ideia de convidar o MST e outras entidades da sociedade civil. O governo, porém, desistiu da ideia por questões de "logística".

"Inicialmente, foi cogitado convidar entidades da sociedade civil do RS envolvidas em ações solidárias do estado, mas, devido à dificuldade de logística, isso não se concretizou", disse a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) ao Estadão.

Logo após a participação do MST no desfile da Independência ser veiculada na imprensa, opositores ao governo Lula criticaram a ideia.

Nesta terça-feira, 3, o senador Márcio Bittar (União-AC), um dos aliados mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que o Planalto planejava fazer o Exército "bater continência" aos sem terra".

"Tudo indica que, pela primeira vez, o Exército Brasileiro talvez tenha que bater continência para bandidos do MST. Se isso acontecer, é outra vergonha para o Brasil", afirmou Bittar.

Ao Estadão, a Secom negou que o MST foi "desconvidado" devido à repercussão da inclusão do movimento no rol de entidades homenageadas pelo trabalho de resgate no Rio Grande do Sul.

O Planalto informou que a homenagem aos participantes da reconstrução do Estado gaúcho será feita a representantes de forças de segurança estaduais e federais, das Forças Armadas, do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul , Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Correios.

Estadão Conteúdo
 

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

00:25, 04 Set

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

PÉ DE MEIA: Caixa inicia pagamento a NOVOS BENEFICIÁRIOS nesta segunda (26); confira.
Auxílio

PÉ-DE-MEIA: Entenda como a FREQUÊNCIA do aluno influencia o PAGAMENTO do benefício

Os depósitos são feitos pela Caixa Econômica Federal, em uma conta aberta automaticamente em nome dos estudantes que cumprem os critérios do programa.

Em PE, Alckmin participa do lançamento de abastecimento com etanol dos carros com motorização flex.
Veículos

Em PE, Alckmin participa do lançamento de abastecimento com etanol dos carros com motorização flex

Vice-presidente conferiu que a iniciativa reduz cerca de 87% de emissões de CO2 na queima de combustível do primeiro abastecimento.

Orçamento de 2025 autoriza 57,8 mil novas vagas para CARGOS PÚBLICOS.
Previsão

CONCURSOS: Orçamento de 2025 autoriza 57,8 mil novas vagas para CARGOS PÚBLICOS

A proposta reserva R$ 2 bilhões para realização dos novos certames.

mais notícias

+