Continua após a publicidade:

Raquel Lyra, governadora de Pernambuco pelo PSDB, publicou um vídeo nas redes sociais na noite da terça-feira, 30 de julho, incentivando as mulheres denunciarem casos de violência, mencionando a importância de registrar um Boletim de Ocorrência para o Estado mapear e melhor reprimir este tipo de agressão. (veja vídeo abaixo)

No intuito de prevenir o feminicídio, a gestão estadual atua em várias frentes para enfrentar o crime, cujo, segundo a governadora, é um desafio para o Brasil. Algumas ações contam com novas viaturas e treinamentos para policiais e sete delegacias que funcionam 24/7.

Continua após a publicidade:

📲 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Capacitação de policiais

  • Treinamento de policiais: Cerca de 400 policiais civis e militares foram treinados na “Missão Acolhimento” para atender e orientar mulheres em situação de vulnerabilidade. Este treinamento visa garantir um atendimento sensível e eficaz às vítimas de violência.

Reforço da patrulha Maria da Penha

  • Novas viaturas: Foram entregues nove viaturas para a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Essas unidades são responsáveis por monitorar mulheres que possuem medidas protetivas de urgência, aumentando a segurança e a resposta rápida em casos de violação das medidas.

Fortalecimento das investigações

  • Viaturas para a Polícia Civil: A Polícia Civil de Pernambuco recebeu três novas viaturas destinadas especificamente para as investigações de violência contra a mulher, ampliando a capacidade de resposta e a eficiência nas investigações desses crimes.

Delegacia da Mulher Itinerante

  • Ônibus adaptado: A Delegacia da Mulher Itinerante opera em um ônibus adaptado, levando atendimento especializado a diferentes regiões do estado. Além disso, estão sendo adquiridas mais duas unidades para expandir este serviço e alcançar mais mulheres necessitadas de apoio.

Delegacias especializadas

  • Delegacias 24/7: Pernambuco conta com sete Delegacias Especializadas da Mulher que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo que as vítimas tenham acesso a atendimento especializado a qualquer momento.