O esquema de segurança a ser empregado em duas das maiores e mais tradicionais festividades de Pernambuco já está no radar da Secretaria de Defesa Social (SDS).

A 30 dias da Semana Santa e a quatro meses do São João, a SDS realizou, nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, reuniões de planejamento para traçar antecipadamente as estratégias operacionais a serem executadas nos eventos, junto a órgãos parceiros e demais atores públicos e privados da capital e do interior.

A coletiva de imprensa sobre o detalhamento do efetivo a ser lançado e ações específicas de policiamento está prevista para ocorrer nos próximos dias.

Coordenadas pela secretária executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, as reuniões aconteceram de forma presencial e virtual no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), contando com a participação de representantes dos setores de Turismo, Defesa Social e Cultura de municípios como Recife, Ipojuca, Caruaru, Gravatá, Brejo da Madre de Deus e Petrolina.

Também estiveram presentes a produtora cultural da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, Nena Pacheco, e ainda demais representantes das Forças de Segurança do Estado que integram o comitê de segurança de grandes eventos da SDS.

A utilização da tecnologia e a ampliação do efetivo serão diferenciais deste ano, visando repetir o sucesso das ações do Réveillon e do Carnaval.

Câmeras de reconhecimento facial, drones, Plataformas de Observação Elevada (POE), postos de comando, policiamento ostensivo a pé, motorizado e montado, sobrevoo de helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e ativação dos Centos de Comando e Controle localizados em Caruaru e Petrolina, além de lançamento extra das equipes de todas as operativas da SDS, vão garantir a segurança de pernambucanos e turistas que forem curtir os eventos no interior ou ainda preferirem descansar nas belas praias do nosso litoral, como é o caso de Porto de Galinhas, em Ipojuca, maior destino turístico de Pernambuco.

O policiamento será reforçado sobretudo nos municípios de: Recife, Caruaru, Petrolina, Bezerros, Bonito, Limoeiro, Salgueiro, Carpina, Gravatá, Paudalho, Vitória, Palmares, Goiânia, Arcoverde, Araripina e Santa Cruz do Capibaribe.

A secretária executiva de Defesa Social esclareceu que, devido à atuação antecipada e integrada da SDS e operativas, incluindo a Inteligência e toda a área logística e operacional, com o apoio dos parceiros, a SDS tem garantido que eventos de grande repercussão sejam realizados de forma a garantir a tranquilidade dos cidadãos, bem como a redução dos índices de criminalidade, incluindo os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP).

Da redação do Portal com informações da SDS (Secretaria de Defesa Social)