Pernambuco, 11 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Em evento pré-COP30, Raquel Lyra destaca os avanços de Pernambuco para a transição energética

'O nosso compromisso é garantir que essa transformação aconteça de forma justa e sustentável', disse a governadora.

Ricardo Lélis

04 de novembro de 2025 às 19:28   - Atualizado às 19:28

Governadora Raquel Lyra em evento pré-COP30.

Governadora Raquel Lyra em evento pré-COP30. Foto: Divulgação

A governadora Raquel Lyra participou, nesta terça-feira, 4 de novembro, do evento “Estratégias para o Financiamento da Transição Energética Justa”, em São Paulo, que integrou o calendário oficial pré-COP30.

Durante o encontro, a gestora reafirmou o reconhecimento de Pernambuco como o primeiro território do mundo a se tornar projeto-piloto da iniciativa internacional Finance for Just and Green Energy Transition (FJGET), que pretende facilitar o financiamento de projetos de transição energética em países da América Latina.

O evento faz parte das programações que antecedem a Conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima, que ocorrerá em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro.

“Diante das mudanças climáticas e da urgência em acelerar a transição energética, precisamos agir todos os dias, tomando decisões que posicionem Pernambuco como referência nessa agenda. Nosso compromisso é garantir que essa transformação aconteça de forma justa e sustentável em todos os territórios do Estado. Temos uma região com enorme potencial e capacidade produtiva, com grandes instalações e fazendas de energia solar, que reforçam o papel de Pernambuco na construção de um futuro mais equilibrado e sustentável”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com o objetivo de reduzir os riscos de investimentos em transição energética nos países da América Latina, bancos de desenvolvimento, agências da ONU, sociedade civil e governos se uniram formando o Finance for Just and Green Energy Transition (FJGET).

Conteúdos Recomendados

Lançado em setembro de 2024, durante evento paralelo à Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, o FJGET anunciou Pernambuco como o primeiro território, em nível global, a integrar a iniciativa como projeto-piloto.

Entre os critérios que foram fundamentais para a escolha de Pernambuco estão a infraestrutura portuária consolidada do Porto de Suape, a oferta de energia limpa e capacidade técnica e industrial.

Além dessas características que posicionam o Estado como referência na agenda verde, ter uma liderança feminina também foi apontado como agente estratégico na condução de uma transição energética justa, inclusiva e orientada pelo desenvolvimento sustentável.

Estiveram presentes Aline Damasceno (secretaria executiva adjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Julia Cruz (secretária de Economia Verde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Viviane Vecchi (secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento), Francisco Lassalvia (vice-presidente de Negócios de Atacado do Banco do Brasil), Luiz Esteves (diretor de Análise e Gestão de Operações do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe - CAF) e Antônio Silveira (vice-presidente de Setor Privado do CAF). Também compareceram Liane Freire (CEO da Blend), Ed Mountfield (vice-presidente de Finanças, Risco e Sustentabilidade do World Bank Group) e Leonardo Pereira dos Santos (chefe do Departamento de Transição Climática do BNDES).

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:37, 11 Nov

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Governador Cláudio Castro, do RJ, ao lado do comandante-geral da PMERJ, coronel Marcelo Menezes.
Vídeo

Governador do RJ anuncia reajuste de 166% no auxílio-alimentação dos PMs; valor subiu após 20 anos

O comunicado foi feito em um vídeo divulgado nas redes sociais, no qual Castro aparece ao lado do comandante-geral da PMERJ, coronel Marcelo Menezes.

Governadora de Pernambuco Raquel Lyra na COP30.
Sustentabilidade

Raquel Lyra lidera comitiva pernambucana na COP-30 com foco em energia limpa

Governadora participa de painéis estratégicos, encontra rainha da Dinamarca e busca parcerias para transição energética em Suape.

ID joven é um dos serviços da caravana.
Oportunidade

Caravana das juventudes chega a Araçoiaba com serviços gratuitos para jovens

Governo de Pernambuco realiza ação na EREM Maria Gayão Pessoa Guerra com serviços de cidadania, qualificação profissional e inclusão social para jovens de 15 a 29 anos.

mais notícias

+

Conteúdos Recomendados

Newsletter