Pernambuco, 09 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação São João 2025: SDS-PE testa internet via satélite para conectar as frentes de segurança

A tecnologia utilizada permite comunicação contínua mesmo em locais sem cobertura de telefonia móvel ou internet terrestre.

Ricardo Lélis

24 de junho de 2025 às 16:06   - Atualizado às 16:06

SDS usa internet via satélite na Operação São João 2025

SDS usa internet via satélite na Operação São João 2025 Foto: Divulgação/ SDS

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) deu um passo importante na modernização das operações de segurança pública ao iniciar a Prova Operacional de Conceito (POC) para uso de internet via satélite em equipamentos itinerantes das forças operativas do Estado.

A conectividade está sendo testada durante a Operação São João 2025 e potencializa o combate à criminalidade, a resposta a emergências e a segurança em grandes eventos.

A antena via satélite foi utilizada em estruturas como na Delegacia Móvel da Polícia Civil, no rastreamento em tempo real das patrulhas da Polícia Militar, em ações do Corpo de Bombeiros em áreas remotas e nas missões com drones do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

A tecnologia utilizada permite comunicação contínua mesmo em locais sem cobertura de telefonia móvel ou internet terrestre.

Durante os primeiros testes, realizados com antenas Starlink, os resultados foram considerados satisfatórios.

Em Bezerros e Gravatá, as antenas foram embarcadas em vans de reconhecimento facial e garantiram sinal estável, tanto em operação fixa quanto em movimento.

Já no município de Limoeiro, a tecnologia via satélite foi essencial para assegurar a conectividade do Posto de Comando, permitindo o lançamento e o acompanhamento do efetivo policial da 6ª CIPM nos sistemas corporativos da PMPE, como o E-COP, o PM Conectado e o Escalas.

De acordo com o gerente geral de Tecnologia da Informação da SDS, coronel PM Policarpo de Freitas, a iniciativa é estratégica para o avanço das políticas públicas de segurança:

“A modernização da segurança pública passa pela universalização da conectividade. Com a internet via satélite, ganhamos agilidade nas decisões de campo e garantimos que cada homem e mulher das nossas corporações esteja permanentemente conectado. A ação integra o esforço contínuo do Governo de Pernambuco para fortalecer a segurança pública com soluções inovadoras, promovendo eficiência, integração e proteção para toda a população pernambucana”.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:45, 09 Jul

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pobreza no Brasil
Desigualdade

Concentração de riqueza no Brasil: 1% mais rico detém 63% do patrimônio nacional

A extremidade da pirâmide social acumula quase dois terços da riqueza nacional, enquanto a metade mais pobre da população fica com apenas 2% dos bens.

Raquel Lyra assina licitação.
Iniciativa

Raquel Lyra autoriza construção do novo Batalhão da PM em Goiana e reforça segurança na Mata Norte

A governadora Raquel Lyra autorizou a publicação do edital de licitação nesta terça-feira, 7, em visita ao município.

Governadora Raquel Lyra com representantes do SINTEPE
Educação

Precatório do FUNDEF: professores de Pernambuco devem receber mais de R$ 335 milhões; confira

Valor atualizado do precatório é de R$ 560 milhões; 60% serão distribuídos ao magistério da rede estadual, informa o Sintepe.

mais notícias

+

Newsletter