Desde a notificação, foram deflagradas sete operações, que resultaram na apreensão de diversos galões com substâncias químicas e de milhares de garrafas de bebidas embaladas.
Galões apreendidos pela polícia. Foto: PMPE/Divulgação
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) prendeu um homem suspeito de adulterar bebidas alcoólicas com metanol, substância altamente tóxica que provocou a morte de duas pessoas e deixou uma terceira com sequelas oculares no município de Lajedo, no Agreste do Estado.
A investigação, conduzida pela Delegacia de Polícia de Lajedo, começou após a notificação do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol. Desde então, foram deflagradas sete operações, que resultaram na apreensão de diversos galões com substâncias químicas e de milhares de garrafas de bebidas já embaladas para comercialização.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), até o momento foram notificados 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol, incluindo três pacientes residentes de outros estados: dois de São Paulo e um de Alagoas. Desse total, 18 casos já foram descartados, com base em diagnósticos laboratoriais ou presuntivos.
O trabalho conjunto entre as forças de segurança e os órgãos de vigilância sanitária segue em andamento, com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos e impedir a circulação das bebidas adulteradas no estado.
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que, no domingo, 12 de outubro, foram notificados mais quatro novos casos suspeitos de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. As novas notificações ocorreram nos municípios de Serra Talhada, Jaboatão dos Guararapes, Mirandiba e Salgueiro.
Além disso, um dos óbitos anteriormente registrados em Olinda foi descartado após resultado laboratorial emitido pelo Instituto de Criminalística (IC). Com isso, o Estado totaliza 18 casos descartados.
Do quantitativo de residentes no estado (45 casos), sete pacientes estão em acompanhamento em serviços de saúde, 25 já receberam alta hospitalar, desses, 10 foram descartados (Carpina, Gravatá, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Serrita, Recife, João Alfredo, Olinda, Serrita e Jupi). Outro caso foi descartado no município de Mirandiba; o paciente segue internado por outras causas. Seis óbitos foram registrados (Lajedo – 2, Surubim – 1, Olinda – 1, João Alfredo – 1, Paudalho – 1, sendo os três últimos descartados) e, por fim, seis pacientes evadiram-se, abandonando o tratamento por conta própria, sendo um destes descartado.
2
20:41, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.
mais notícias
+