Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Raquel garante grau de qualificação na previdência dos servidores de Pernambuco

Nos últimos anos, a Funape vinha mantendo a certificação no Nível III do Pró-Gestão, o que já colocava Pernambuco em destaque no cenário nacional.

Gabriel Alves

25 de novembro de 2025 às 16:30   - Atualizado às 16:30

Membros da Funape.

Membros da Funape. Foto: Daniel Vilarouca/Divulgação

A governadora Raquel Lyra (PSD) assinou o documento que garante a certificação de Nível IV do Pró-Gestão, concedida pelo Ministério da Previdência Social a Pernambuco. Desta forma, a previdência dos servidores do Estado, que é gerenciada pela Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores (Funape), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), passa a ser a sexta do país, no âmbito dos estados, a conquistar este grau de qualificação.

“A certificação é concedida após uma auditoria realizada por uma empresa independente e especializada que avalia o órgão gestor do RPPS e faz a sua recomendação ao Ministério. Neste encontro são averiguadas as práticas de governança corporativa, controles internos, gestão de pessoas, atuarial e de investimentos, além de ações de educação previdenciária e atendimento ao segurado”, explicou Katharina Florêncio, diretora-presidente da Fundação.

Nos últimos anos, a Funape vinha mantendo a certificação no Nível III do Pró-Gestão, o que já colocava Pernambuco em destaque no cenário nacional. Em 2025, o aprimoramento de processos internos, bem como um intenso trabalho de difusão da cultura previdenciária junto aos servidores do Estado fizeram com que a avaliação do órgão melhorasse perante o Ministério da Previdência.

Com isso, o Governo de Pernambuco se torna o primeiro RPPS do Estado a conquistar o Nível IV do Pró-Gestão (as prefeituras têm seus Regimes Próprios de Previdência Social); o terceiro Estado do Nordeste e o sexto no Brasil a alcançar este tipo de certificação.

Este reconhecimento reforça o posicionamento de Pernambuco como referência nacional em previdência pública; boas práticas de gestão previdenciária; credibilidade institucional perante os órgãos de controle, os segurados e toda a sociedade; solidez da gestão previdenciária, com processos estruturados, governança consolidada e controles efetivos; maior segurança jurídica e administrativa na condução das políticas previdenciárias; e diretrizes claras para sustentabilidade financeira do RPPS, assegurando resultados atuariais consistentes e investimentos responsáveis.

Veja Também

“Esse resultado é também o reflexo direto do compromisso e do cuidado da gestão estadual com os servidores públicos. Ao fortalecer a Funape e investir na qualidade da gestão previdenciária, o Governo de Pernambuco reafirma que valorizar o servidor é assegurar uma previdência sólida, transparente e sustentável, que garanta segurança no presente e tranquilidade no futuro”, afirma Katharina Florêncio.

Pró-gestão 

O Pró-Gestão RPPS é um programa do Governo Federal de certificação institucional que avalia a qualidade da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social em todo o país. Com o Nível IV, Pernambuco consolida sua posição entre os RPPS mais bem avaliados do Brasil, reafirmando o compromisso do Estado com uma previdência pública moderna, eficiente e humana, construída com base no respeito, na responsabilidade e no reconhecimento do valor do servidor público.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:20, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada.
Agenda

Lula visita Pernambuco, inaugura expansão da Aché em Suape e participa do Galo da Madrugada

Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.

Carnaval em Pernambuco não será feriado.
Data

Carnaval é feriado ou ponto facultativo em Pernambuco? Veja lista de estados

Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.

mais notícias

+

Newsletter