A iniciativa itinerante leva serviços de saúde para mulheres em todas as regiões do Estado, como mamografias, ultrassonografias, consultas ginecológicas e exames preventivos.
Governadora Raquel ao lado de secretária, vice-governadora na Carreta da Mulher. Fotos: Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura
Nesta sexta-feira, 26 de dezembro, a governadora Raquel Lyra (PSD) acompanha os atendimentos da Carreta da Mulher Pernambucana no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife. A iniciativa itinerante leva serviços de saúde para mulheres em todas as regiões do Estado, como mamografias, ultrassonografias, consultas ginecológicas e exames preventivos. A ação já soma mais de 57 mil atendimentos no Estado e é voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
A iniciativa, promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), já soma 42.393 atendimentos desde o início das ações, consolidando-se como uma das principais estratégias de descentralização da assistência e ampliação do acesso aos serviços de diagnóstico precoce em todas as regiões do estado.
O exame de mamografia lidera o ranking de atendimentos, com 22.729 procedimentos realizados, seguidos por ultrassonografias das mamas (8.579) e consultas com ginecologistas (8.429).
Também foram contabilizadas 1.411 teleconsultas com mastologistas e 715 exames de colposcopia. A Carreta da Mulher realiza também biópsias de mama guiadas por ultrassonografia e biópsias do colo do útero.
A diretora de Linhas de Cuidados da SES-PE, Ana Paula Lucena, enfatiza a importância do programa para as mulheres pernambucanas.
“A expansão da oferta de ações por meio das Carretas configura-se como componente essencial para a qualificação da linha de cuidado oncológica, promovendo o acesso da população feminina aos níveis primário e secundário de atenção à saúde. Essa iniciativa contribui, de forma significativa, para a redução do tempo entre a identificação de sinais e sintomas e a confirmação diagnóstica, além de favorecer o início oportuno do tratamento oncológico”, disse Ana Paula.
Ao todo, 64 municípios pernambucanos já foram contemplados com as carretas. Para ter acesso aos serviços, as usuárias devem apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.
Exames como colposcopia, ultrassonografia e biópsias exigem encaminhamento médico ou resultado alterado.
3
07:04, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
Festa que é identidade do estado, o Carnaval pernambucano transforma ruas em palcos de frevo, maracatu e manifestações populares em todas as regiões.
Em 2026, serão mantidas 12 equipes distribuídas estrategicamente em pontos-chave. A OLS estará presente 24 horas por dia, não apenas nos principais polos de folia do Recife.
mais notícias
+