Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Benedita (PT) teve mais mortes em 9 meses do que o governo Cláudio Castro (PL)

Ela ficou à frente do Estado do Rio de Janeiro em 2002, onde, em seu mandato, registrou o maior número de mortes de um governo no estado.

Pedão Repórter

01 de novembro de 2025 às 13:34   - Atualizado às 13:56

Governo Benedita (PT) teve maior taxa de letalidade policial do RJ.

Governo Benedita (PT) teve maior taxa de letalidade policial do RJ. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Benedita da Silva (PT) criticou a megaoperação realizada pela Polícia Cívil e BOPE, que teve ordem de Cláudio Castro (PL) e registrou 121 mortos. A ex-governadora do Rio de Janeiro criticou o ocorrido. 

A operação foi dita por Castro como um grande "sucesso, onde as únicas vítimas foram os quatro policiais".

Em discurso, Benedita falou: "Eu fiquei 9 meses como governadora do estado do Rio de Janeiro. Peguei Fernandinho Beira-Mar e também o Elias Maluco, tudo isso sem dar um tiro na comunidade."

No entanto, segundo o jornal ' O Estado de São Paulo', publicado em dezembro de 2002, foi contabilizado cerca de 834 mortes em 11 meses, superiores aos 592 óbitos registrados em 2001,

Até o momento, o governo de Cláudio Castro foi responsável por 699 mortes em confrontos. 

Veja Também

Desta forma, ocupa, até o momento, em dados oficiais, um número bem abaixo do mandato de nove meses de Benedita.

À época, em 2002, Roberto Aguiar, secretário de Segurança do estado, reconheceu o aumento da letalidade contra traficantes, dizendo ter feito "o maior enfrentamento."

Rodrigo Pimentel rebate

O ex-oficial do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Rodrigo Pimentel, fez questão de discursar contra as falas de Benedita (PT), fazendo o levantamento de mortes durante os períodos.

Ele foi direto e claro ao revelar que, no governa da petista, o Rio de Janeiro teve seu índice de maior mortalidade em confrontos contra traficantes.

"A Benedita, em seu governo, teve a polícia que mais matou na história do Rio de Janeiro", revelou Rodrigo.

Cláudio Castro (PL), atual governador do estado, agradeceu o post.

Ele disse: "Agradeço ao ex-oficial do BOPE, Rodrigo Pimentel, pela clareza e coragem em trazer a verdade dos fatos.

Segurança pública exige responsabilidade, não discursos fáceis. Estamos trabalhando com transparência, técnica e resultados concretos. A verdade sempre prevalece", completou o governador.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:47, 15 Abr

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Fernando Rodolfo e Edinazio Silva.
Articulação

Edinazio Silva e Fernando Rodolfo comentam formação de chapa pela federação Solidariedade-PRD

Recém-empossado presidente estadual do Solidariedade, Edinazio comparou as negociações com o futebol, como a busca por "bons jogadores" (candidatos). 

A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão. 
Legalidade

Gilmar Mendes critica CPI do Crime Organizado e chama relatório de "verdadeira cortina de fumaça"

A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão. 

Lula e o papa Leão XIV.
Crise

Lula critica Trump e reforça apoio ao papa Leão XIV: "não precisava ficar ameaçando o mundo"

O presidente do Brasil ainda afirmou que a guerra dos Estados Unidos, liderada por Donald Trump, contra o Irã é inconsequente.

mais notícias

+

Newsletter