Pernambuco, 10 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governadores de seis estados não farão a cobrança do DPVAT em oposição ao Governo Federal

O agora chamado Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), foi recriado pela gestão de Lula, voltará em 2025.

Isabella Lopes

30 de outubro de 2024 às 18:23   - Atualizado às 18:29

Governadores de seis estados não farão a cobrança do DPVAT em oposição ao Governo Federal

Governadores de seis estados não farão a cobrança do DPVAT em oposição ao Governo Federal Foto: Arte/Portal de Prefeitura

O agora chamado Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), que era conhecido como DPVAT e foi recriado no governo Lula, voltará em 2025. Porém, ao menos seis governadores se recusam a cobr á-lo.

Os governadores que são contra a cobrança são: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC), Ronaldo Caiado (União-GO), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Ibaneis Rocha (MDB-DF). 

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

No texto original, os Detrans (estaduais) também poderiam ficar a cargo da cobrança, que ocorreria junto ao IPVA ou ao licenciamento dos veículos.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), caberá à Caixa cobrar os donos de veículos quando isso não for feito pelos estados em que o veículo estiver licenciado.

Veja Também

A Caixa, em nota, afirmou que a Lei Complementar Federal nº 207/2024 determina a obrigatoriedade do seguro para todos os proprietários de veículos terrestres no Brasil.

Os estados irão fazer a cobrança como "uma alternativa oferecida aos entes pela Lei Complementar", e que, caso ocorra a renúncia pela unidade federativa, isso não significa que o dono do veículo está dispensado de realizar o pagamento.

O que é DPVAT

DPVAT é o pagamento referente a danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não, com a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa do acidente.

 

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:08, 10 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Coronel Feitosa.
Vídeo

"A casa do Lulinha pode cair a qualquer momento", diz deputado Coronel Alberto Feitosa

A declaração foi publicada após o parlamentar compartilhar que há divergências internas na Polícia Federal na prisão do filho do presidente Lula.

Alexandre de Moraes e Romeu Zema.
Solicitação

Zema protocola pedido de impeachment de Moraes por relação com dono do Master; veja vídeo

O documento também afirma que o ministro do STF cometeu outros crimes, entre eles tráfico de influência, corrupção passiva, advocacia administrativa e lavagem de dinheiro

Prefeito do Recife, João Campos, no Carnaval.
Prioridades

Recife gastou R$ 85,8 milhões com propaganda em 2025, oito vezes mais que políticas para mulheres

Levantamento divulgado pelo Blog Manoel Medeiros aponta crescimento de 158% nos gastos com publicidade na gestão de João Campos.

mais notícias

+

Newsletter