Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel comemora 1 ano do "Mães de Pernambuco" ao lado do prefeito Mano Medeiros, em Jaboatão

A celebração aconteceu em Jaboatão por ser o município com o maior número de mulheres beneficiadas pelo programa social. São cerca de 121 mães atendidas pela iniciativa do governo.

Jameson Ramos

24 de maio de 2025 às 09:39   - Atualizado às 09:39

Da esquerda para a direita; Prefeito Mano Medeiros, Governadora Raquel Lyra, vice-governadora Priscila Krause e a primeira-dama Andrea Medeiros.

Da esquerda para a direita; Prefeito Mano Medeiros, Governadora Raquel Lyra, vice-governadora Priscila Krause e a primeira-dama Andrea Medeiros. Foto: Divulgação

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), celebrou 1 ano do “Mães de Pernambuco” em Jaboatão dos Guararapes, ao lado do prefeito Mano Medeiros (PL). A comemoração aconteceu na sexta-feira, 23 de maio, no Teatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro. 

A celebração aconteceu em Jaboatão por ser o município com o maior número de mulheres beneficiadas pelo programa social. São cerca de 121 mães atendidas pela iniciativa do governo.

O Mães de Pernambuco, que integra o programa Pernambuco Sem Fome, é uma iniciativa de transferência mensal de renda voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade social, mães ou responsáveis por crianças de 0 a 6 anos. 

“Nosso diálogo com o Governo do Estado, com a governadora Raquel Lyra, promove o acolhimento dessas mães, chefes de família que, ao cuidarem dos seus lares, muitas vezes se tornam invisíveis aos olhos da maioria da população. É com esse olhar sensível, da nossa governadora, da nossa vice-prefeita e da primeira-dama, que estendemos as mãos para essas mulheres que mais precisam. Agradecemos ao seu governo por tudo que tem feito", disse Mano.

A Lei nº 18.432/2023, que criou o Pernambuco Sem Fome, estabelece o valor de R$ 300 mensais por família beneficiada. Os recursos para o pagamento do benefício são provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza e do Tesouro Estadual.

Veja Também

“A gente, através do Mães de Pernambuco, chega todo mês à casa de vocês. Para comprar comida, roupa, sapato. Para garantir uma casa melhor, o pagamento da luz. Para que vocês possam ter uma vida mais decente, mais digna. Mas a gente não faz isso sozinho — fazemos isso junto com parceiros como Mano e Andrea", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Para receber o valor mensal do Mães de Pernambuco, as mulheres devem estar entre as 100 mil famílias em situação de maior vulnerabilidade no Estado. A secretária municipal de Assistência Social, Mila Aguiar, relatou que 3.807 mães estão ativas no programa.

“O programa completa um ano e, em parceria com o município, traz mais dignidade a quem precisa: mães, donas de casa, chefes de família que se dedicam aos seus lares, mas não possuem renda. Com o olhar do Governo do Estado e com a força das equipes dos CRAS e do Programa, conseguimos garantir um mínimo para o dia a dia”, diz Mila. 

“Fizemos um grande esforço para alcançar esse número de beneficiárias, mas sabemos que ainda temos muito a fazer para atender mais mulheres necessitadas”, complementou.

A beneficiária Alessandra Santos representou todas as mães no evento. "Esse programa me ajudou muito. Sou mãe de oito crianças. Ajudou na educação dos meus filhos, na compra de roupas, sandálias e sapatos, e em proporcionar a eles pequenos luxos. Sou grata ao programa porque posso oferecer um lanche, uma roupa do jeitinho que eles gostam", desabafou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:20, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter