A celebração aconteceu em Jaboatão por ser o município com o maior número de mulheres beneficiadas pelo programa social. São cerca de 121 mães atendidas pela iniciativa do governo.
Da esquerda para a direita; Prefeito Mano Medeiros, Governadora Raquel Lyra, vice-governadora Priscila Krause e a primeira-dama Andrea Medeiros. Foto: Divulgação
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), celebrou 1 ano do “Mães de Pernambuco” em Jaboatão dos Guararapes, ao lado do prefeito Mano Medeiros (PL). A comemoração aconteceu na sexta-feira, 23 de maio, no Teatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro.
A celebração aconteceu em Jaboatão por ser o município com o maior número de mulheres beneficiadas pelo programa social. São cerca de 121 mães atendidas pela iniciativa do governo.
O Mães de Pernambuco, que integra o programa Pernambuco Sem Fome, é uma iniciativa de transferência mensal de renda voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade social, mães ou responsáveis por crianças de 0 a 6 anos.
“Nosso diálogo com o Governo do Estado, com a governadora Raquel Lyra, promove o acolhimento dessas mães, chefes de família que, ao cuidarem dos seus lares, muitas vezes se tornam invisíveis aos olhos da maioria da população. É com esse olhar sensível, da nossa governadora, da nossa vice-prefeita e da primeira-dama, que estendemos as mãos para essas mulheres que mais precisam. Agradecemos ao seu governo por tudo que tem feito", disse Mano.
A Lei nº 18.432/2023, que criou o Pernambuco Sem Fome, estabelece o valor de R$ 300 mensais por família beneficiada. Os recursos para o pagamento do benefício são provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza e do Tesouro Estadual.
“A gente, através do Mães de Pernambuco, chega todo mês à casa de vocês. Para comprar comida, roupa, sapato. Para garantir uma casa melhor, o pagamento da luz. Para que vocês possam ter uma vida mais decente, mais digna. Mas a gente não faz isso sozinho — fazemos isso junto com parceiros como Mano e Andrea", afirmou a governadora Raquel Lyra.
Para receber o valor mensal do Mães de Pernambuco, as mulheres devem estar entre as 100 mil famílias em situação de maior vulnerabilidade no Estado. A secretária municipal de Assistência Social, Mila Aguiar, relatou que 3.807 mães estão ativas no programa.
“O programa completa um ano e, em parceria com o município, traz mais dignidade a quem precisa: mães, donas de casa, chefes de família que se dedicam aos seus lares, mas não possuem renda. Com o olhar do Governo do Estado e com a força das equipes dos CRAS e do Programa, conseguimos garantir um mínimo para o dia a dia”, diz Mila.
“Fizemos um grande esforço para alcançar esse número de beneficiárias, mas sabemos que ainda temos muito a fazer para atender mais mulheres necessitadas”, complementou.
A beneficiária Alessandra Santos representou todas as mães no evento. "Esse programa me ajudou muito. Sou mãe de oito crianças. Ajudou na educação dos meus filhos, na compra de roupas, sandálias e sapatos, e em proporcionar a eles pequenos luxos. Sou grata ao programa porque posso oferecer um lanche, uma roupa do jeitinho que eles gostam", desabafou.
3
09:20, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+