Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Gilson Machado defende que Senado analise pedidos de impeachment de ministros do STF

O ex-ministro de Bolsonaro argumentou que o simples fato da solicitação estar protocolada já exige avaliação, independentemente de quem seja o ministro.

Redação

10 de novembro de 2025 às 14:47   - Atualizado às 14:47

Gilson Machado e Alexandre de Moraes.

Gilson Machado e Alexandre de Moraes. Foto 1: Bruno Vila Nova/Portal de Prefeitura; Foto 2: Wilson Dias/Agência Brasil

O ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro, Gilson Machado Neto (PL), afirmou que uma de suas principais bandeiras como pré-candidato ao Senado será fazer com que a Casa cumpra seu papel constitucional e analise os pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que estão parados.

Durante entrevista ao programa Fala Político, do Portal de Prefeitura, Gilson disse que não defende a cassação de ministros, mas quer que os processos recebam o devido andamento, em vez de permanecerem engavetados. Segundo ele, o Senado precisa retomar o protagonismo político e exercer suas atribuições de forma independente.

“Quero ser senador para fazer o que tem que ser feito. Quero um Senado que saiba o papel de Senado e não engavete impeachment de ministros do Supremo. Hoje, não estão nem analisando. Não estou dizendo para caçar ministro, mas está lá o papel, e eu estou sendo pago para isso como senador. Então, vamos analisar e fazer nosso papel”, afirmou o ex-ministro.

Gilson reforçou que sua intenção é garantir que o processo democrático funcione de forma transparente. Ele argumentou que o simples fato de um pedido de impeachment estar protocolado já exige avaliação, independentemente de quem seja o ministro.

Veja Também

“O ministro bonzinho não vai ser impeachmado, porque é bonzinho”, completou.

A fala de Gilson Machado se soma a uma pauta que tem ganhado espaço entre parlamentares e figuras ligadas à base do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O grupo defende maior fiscalização sobre decisões do Supremo e cobra mais equilíbrio entre os poderes. Gilson destacou que essa é uma das razões pelas quais pretende ocupar uma cadeira no Senado .

A entrevista completa com Gilson Machado está no canal do Portal de Prefeitura no YouTube. Trechos da conversa também serão divulgados ao longo da semana nas redes sociais do veículo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:05, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter