Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Gilmar Mendes diz ter confiança em Moraes e defende Toffoli no caso Banco Master

De acordo com o decano do STF, a prisão de Vorcaro e o impedimento da compra da instituição pelo Banco de Brasília (BRB) são evidências de que "as instituições estão funcionando".

Ricardo Lélis

24 de dezembro de 2025 às 20:00

Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes

Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes Foto: Rosinei Coutinho/ STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), saiu em defesa dos colegas Alexandre de Moraes e Dias Toffoli na última segunda-feira, 22 de dezembro, em meio às críticas envolvendo o escândalo do Banco Master.

Segundo o decano da Corte, há “absoluta confiança” na conduta de Moraes, e não houve qualquer irregularidade na relação de Toffoli com advogados ligados ao caso.

Gilmar Mendes afirmou não acreditar que Toffoli e um dos advogados envolvidos tenham tratado de assuntos além de futebol durante uma viagem ao Peru, realizada em um jatinho particular, onde assistiram à final da Copa Libertadores da América.

Para o ministro, o episódio não compromete a atuação do magistrado no inquérito que investiga o empresário Daniel Vorcaro, do qual Toffoli é relator.

De acordo com Gilmar, a prisão de Vorcaro e o impedimento da compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) são evidências de que “as instituições estão funcionando”.

Veja Também

O STF passou a ser alvo de críticas após a revelação de relações pessoais entre ministros da Corte e pessoas ligadas ao caso que será analisado pelo tribunal.

No caso de Alexandre de Moraes, as críticas se concentram em um contrato firmado entre o Banco Master e o escritório de advocacia de sua esposa, Viviane Barci de Moraes, no valor de R$ 129 milhões. Já em relação a Toffoli, o foco está na viagem realizada com um dos advogados de Vorcaro, que levantou questionamentos sobre possível conflito de interesses.

Os episódios repercutiram no Congresso Nacional, onde parlamentares passaram a cobrar investigações sobre as condutas dos ministros. O caso também reacendeu o debate sobre a criação de um código de conduta para os integrantes do STF, proposta defendida pelo presidente da Corte, Edson Fachin, mas que ainda não reúne consenso entre os ministros.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:30, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter