Repasse do Fundeb para Igarassu Foto: Divulgação
Com o anúncio das complementações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para 2025, divulgado em 27 de dezembro, Igarassu se torna um dos municípios habilitados a receber recursos adicionais.
A cidade foi contemplada com R$ 7.978.199,25 (sete milhões, novecentos e setenta e oito mil, cento e noventa e nove reais e vinte e cinco centavos), que serão repassados em parcelas ao longo dos 12 meses do ano, destinados ao fortalecimento da educação pública municipal.
A prefeita Elcione Ramos, professora por formação, destaca o significado desse recurso para o desenvolvimento de Igarassu:
“A educação é a base para uma sociedade mais justa. Esses investimentos permitem que avancemos ainda mais, oferecendo oportunidades e promovendo igualdade”.
O valor do bônus faz parte do modelo de distribuição do novo Fundeb, que prevê uma complementação federal progressiva.
Em 2025, a União vai repassar 21% das receitas em três modalidades: Valor Anual por Aluno (VAAF), Valor Anual Total por Aluno (VAAT) e (Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).
Apenas sete dos quatorze municípios da Região Metropolitana do Recife receberam os recursos do VAAR, e Igarassu está entre eles, atendendo plenamente às condicionalidades exigidas.
Os requisitos incluem desde a gestão de resultados, com currículos alinhados e indicadores de desempenho, até ações que buscam reduzir desigualdades educacionais.
Para a secretária de Educação, Andreika Asseker, o resultado reflete um esforço conjunto.
“Esse bônus é fruto do trabalho dedicado de alunos, professores, coordenadores e toda a equipe da educação. Políticas públicas como o Centro de Atendimento ao Professor de Igarassu, que prioriza a saúde mental e física dos docentes, têm sido fundamentais para garantir um ambiente educacional mais acolhedor e produtivo", destaca.
3
09:28, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+