A Funape tem ampliado as ações do programa Vida Ativa que tem por objetivo apresentar novas atividades para as pessoas a partir dos 60 anos, assistidas pela Fundação.
Senhora na Funape durante clube de leitura. Foto: Daniel Vilarouca/Funape
Aposentados e pensionistas segurados pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Pernambuco têm se reunido, de forma periódica, para debater literatura a partir de obras clássicas. O clube de leitura Palavras e Encontros é uma iniciativa do programa Vida Ativa desenvolvido pela Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco (Funape) por meio da Educaprev.
Com a criação da Escola de Educação Previdenciária, no fim do ano passado, e o apoio de profissionais voluntários, a Funape tem ampliado as ações do programa Vida Ativa que tem por objetivo apresentar novas atividades para as pessoas 60+ assistidas pela Fundação.
“A concepção da Escola demonstra o compromisso da gestão estadual em promover o acesso ao conhecimento e a capacitação do servidor sobre o RPPS, a previdência complementar, direitos e deveres dos servidores, além de estimular a educação financeira e de vida para o pós-aposentadoria”, afirma a diretora-presidente da Funape, Katharina Florêncio.
A advogada Pétala Jordana é uma dessas voluntárias. Foi ela que sugeriu a criação de um Clube de Leitura como forma de promover a interação, a sociabilidade e o desenvolvimento cognitivo dos beneficiários da Funape.
“Desde a pandemia da Covid-19 que venho fazendo alguns trabalhos sociais e mantenho um projeto de literatura nas redes sociais. Sempre tive vontade de fazer um clube de leitura e trouxe essa proposta para a Funape”, comenta ela.
Nos primeiros encontros foram debatidos o funcionamento de um clube de leitura, o hábito de ler e escolhidos os livros que serão debatidos ao longo do ano.
“Elas trouxeram algumas sugestões, a partir da vivência de cada uma, e eu coloquei alguns clássicos da literatura que todo mundo deveria ler”, completou Jornada.
“Eu soube através de uma outra amiga minha que falou sobre o Clube de Leitura num grupo do WhatsApp e eu me inscrevi. A gente precisa ler e, muitas vezes, o dia a dia não propicia mais isso. Agora tem sido um doce compromisso com a leitura”, disse Jandira Vasconcelos, aposentada da Secretaria de Educação.
Para participar do Palavras e Encontros, basta acessar o perfil da Funape no Instagram (@funapeoficial) e, no link da bio, clicar na opção Clube de Leitura. Lá, vai encontrar a indicação do próximo livro, além do dia e horário do novo encontro. Precisará preencher ainda um formulário com seus dados para que possamos entrar em contato caso haja necessidade.
A Funape abriu um edital permanente para a seleção de voluntários que tenham interesse em compartilhar suas habilidades nas áreas de saúde, lazer, cultura, empreendedorismo e cidadania com servidores ativos, aposentados e pensionistas do Governo do Estado por meio das ações da Educaprev.
Toda pessoa a partir dos 18 anos pode participar da seleção, seja estudante, profissional, aposentado ou pensionista. Basta entrar o site da Funape e na aba da Educação Previdenciária clicar no link “Seleção para Voluntariado” para ter acesso ao edital, termo de adesão e formulário de inscrição.
2
17:55, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+