A corporação afirma que José Carlos Oliveira teria recebido "valores indevidos" repassados pela entidade que representa agricultores familiares e empreendedores rurais.
Fraude do INSS: Polícia Federal aponta repasses da Conafer ao ex-ministro de Bolsonaro Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.
A nova etapa da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal na quinta-feira, 14 de novembro, colocou o ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, José Carlos Oliveira, no centro de uma investigação sobre um esquema de descontos ilegais envolvendo o INSS.
A corporação afirma que o ex-ministro teria recebido “valores indevidos” repassados pela Conafer, entidade que representa agricultores familiares e empreendedores rurais.
Segundo o relatório da PF, a Conafer é apontada como participante de um sistema que aplicava descontos irregulares a beneficiários do INSS. As suspeitas sobre José Carlos Oliveira surgem porque, de acordo com os investigadores, ele teria atuado para favorecer o funcionamento desse esquema tanto quando estava à frente do Ministério do Trabalho e da Previdência quanto no período em que presidiu o próprio INSS.
As apurações incluem menções diretas ao operador financeiro identificado pela Polícia Federal: Cícero Marcelino. De acordo com o relatório, Cícero repassava quantias ao ex-ministro.
A corporação cita ainda mensagens de WhatsApp atribuídas a José Carlos Oliveira nas quais ele agradeceria o recebimento desses valores. As mensagens são tratadas como elementos que reforçam a possibilidade de pagamentos indevidos ocorridos durante o período investigado.
Apesar da gravidade das suspeitas, a ação da PF não resultou na prisão do ex-ministro. Contudo, ele passou a ser monitorado e está utilizando tornozeleira eletrônica.
Além disso, todos os endereços ligados a Oliveira foram alvo de mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça, com o objetivo de reunir documentos e materiais que possam esclarecer como o esquema funcionava e qual teria sido a atuação do ex-titular da pasta.
Enquanto a investigação avança, órgãos de imprensa tentam obter manifestações dos envolvidos. O Poder360 informou que enviou questionamentos por e-mail à defesa de José Carlos Oliveira para saber se ele gostaria de comentar o caso.
Até a publicação da reportagem, não houve retorno, e o veículo afirmou que irá atualizar o conteúdo caso alguma resposta seja enviada posteriormente.
A Conafer também foi procurada pelo jornal digital. A entidade afirmou que considera fundamental o respeito ao princípio da presunção de inocência e declarou estar disposta a colaborar com as autoridades responsáveis pela investigação. A confederação reforçou que deseja contribuir para a “elucidação dos fatos” e para que “a verdade jurídica se imponha”.
Com os materiais apreendidos e o monitoramento em andamento, a Polícia Federal prossegue na análise das informações que possam indicar a extensão dos descontos ilegais atribuídos ao grupo investigado.
A etapa atual da Operação Sem Desconto se concentra em identificar como o esquema teria sido operado e qual teria sido o papel de cada integrante mencionado ao longo das diligências. As investigações continuam.
3
4
12:42, 05 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
O filho do presidente é investigado pela suspeita de ser sócio do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS.
A discussão ocorreu entre Benny Briolly (PSOL) e a vereadora Fernanda Loubac (PL), que se posicionou contra a concessão do título de cidadã niteroiense à artista.
Em um dos trechos da conversa, o dono do Banco Master disse que chegou a fazer com ela uma chamada de vídeo exibindo a presença do ministro do STF.
mais notícias
+