Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fim do PSDB? Enfraquecimento da legenda leva à fusão com o Podemos

Partido que já elegeu presidente da República, corre risco de perder o últimos governadores da sigla, no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, acentuando crise interna e perda de relevância política.

Ricardo Lélis

29 de abril de 2025 às 17:01   - Atualizado às 17:04

Histórico PSDB está prestes a deixar de existir

Histórico PSDB está prestes a deixar de existir Fotos: Divulgação/ PSDB

A Executiva Nacional do PSDB autorizou, por unanimidade, em reunião realizada nesta terça-feira, 29 de abril, o início oficial das discussões sobre o processo de fusão com o Podemos.

A partir de agora, as consultas serão ampliadas e as várias instâncias partidárias serão ouvidas.

Foi definida ainda a convocação de Convenção Nacional para o dia 5 de junho que vai deliberar sobre o tema e sobre eventuais alterações no Estatuto do Partido necessárias à fusão.

PSDB e Podemos continuarão se reunindo nas próximas semanas para construir as convergências necessárias à consolidação da união de estruturas.

De acordo com a CNN, o novo partido deve adotar o número 20, do Podemos, nas urnas eletônicas, aposentando o histórico 45 do PSDB.

Veja Também

Atualmente, o PSDB conta com 13 deputados contra 20 do Podemos, que o deixa com a prerrogativa de escolher a numeração.

Histórico do PSDB

O PSDB chegou a ter um presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, mas atualmente conta com apenas dois governadores, Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul e Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, mas ambos estão prestes a seguir o mesmo caminho de Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, que deixou o partido em março deste ano.

Federação

A fusão com o Podemos faz parte de uma estratégia mais ampla do PSDB que também prevê a criação de uma federação com o Solidariedade, com o objetivo de formar uma nova força política capaz de rivalizar com os blocos liderados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A aproximação com partidos menores ganhou força após o insucesso de negociações com legendas mais robustas, como MDB, PSD e Republicanos.

Segundo dirigentes tucanos, o foco da aliança é manter a identidade histórica do PSDB e evitar a diluição da legenda em siglas que poderiam enfraquecer sua presença política.

A nova legenda, que será inicialmente chamada de #PSDB+Podemos, terá como presidente a deputada federal Renata Abreu (SP), atual líder do Podemos. O nome definitivo da sigla ainda está em discussão.

O processo é conduzido pelo presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, com apoio de lideranças como o deputado Aécio Neves (MG).

“Estamos construindo um novo caminho para o centro democrático, para quem não se sente representado nem pelo lulismo nem pelo bolsonarismo”, afirmou o parlamentar.

Apesar do entusiasmo da cúpula tucana, a reestruturação tem gerado desconforto entre algumas lideranças regionais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:42, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter