Pernambuco, 05 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Família divulga carta de Bolsonaro para aos brasileiros; confira na íntegra

No texto, o ex-presidente aponta seu filho Flávio como seu sucessor político para a eleição presidencial de 2026.

Isabella Lopes

25 de dezembro de 2025 às 13:43   - Atualizado às 13:50

Carta de Bolsonaro.

Carta de Bolsonaro. Foto: Ton Molina/STF e Reprodução.

Antes de entrar no centro cirúrgico na manhã desta quinta-feira, 25 de dezembro, Jair Bolsonaro (PL) teve uma carta lida publicamente pelo filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em frente ao hospital onde o ex-presidente está internado. No texto, Bolsonaro aponta Flávio como seu sucessor político para a eleição presidencial de 2026.

A leitura ocorreu na calçada da unidade de saúde, diante de jornalistas que acompanhavam a internação. Flávio afirmou que a carta estava assinada pelo pai e trazia a data de 25 de dezembro, embora, segundo ele, o conteúdo tenha sido entregue dois dias antes, em 23 de dezembro, através de um advogado.

Carta foi escrita antes da internação

De acordo com o senador, o documento foi redigido por Jair Bolsonaro quando ele ainda se encontrava na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Flávio explicou que recebeu a carta antes da internação e decidiu torná-la pública no dia da cirurgia, por considerar o momento simbólico.

No texto, o ex-presidente manifesta apoio direto ao filho e indica que vê em Flávio a continuidade de seu projeto político. O conteúdo reforça a ideia de sucessão dentro do próprio grupo familiar, algo que já vinha sendo discutido nos bastidores do campo conservador.

Leitura ocorreu antes de procedimento médico

A divulgação da carta aconteceu pouco antes do horário previsto para a cirurgia de hérnia inguinal à qual Jair Bolsonaro deve ser submetido. O procedimento estava programado para começar por volta das 9h, ainda na manhã do feriado de Natal.

Veja Também

Flávio permaneceu no local para conversar rapidamente com a imprensa após a leitura. Ele não deu detalhes adicionais sobre o estado de saúde do pai, mas confirmou que a equipe médica manteve o cronograma do procedimento.

Leia carta completa:

"Ao longo da minha vida, tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com a minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil."

Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da república em 2026."

Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim."

Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade dos anseios do povo brasileiro."

Que Deus abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade."

Brasília, 25 de dezembro de 2025."

Jair Messias Bolsonaro."

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:48, 05 Mai

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Donald Trump com o Presidente Lula.
Agenda

Lula viaja aos EUA para reunião com Trump em Washington na próxima quinta (7)

A expectativa é que o encontro aborde temas econômicos, incluindo tarifas de importação e a retomada de parcerias comerciais, além de questões geopolíticas, como a Venezuela.

Raquel Lyra e João Campos lado a lado
Eleições 2026

Pernambuco terá duas novas pesquisas para Governo e Senado divulgadas nesta semana; saiba mais

Levantamentos dos institutos Veritá e DataTrends trazem dados atualizados sobre a sucessão estadual e a disputa pelas cadeiras no Senado Federal.

Jair Bolsonaro.
Boletim

Bolsonaro recebe alta após cirurgia no ombro e retorna a prisão docimiliar

Ele estava internado no hospital DF Star, em Brasília, desde a última sexta-feira, 1º de maio. A operação ocorreu sem intercorrências e o ex-presidente apresentou boa evolução clínica. 

mais notícias

+

Newsletter