Pernambuco, 23 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministro Fachin anula investigação da Polícia Federal sobre Toffoli no grupo Master

O arquivamento da chamada arguição de suspeição se deu por "perda de objeto", já que Toffoli deixou a relatoria do caso.

Redação

23 de fevereiro de 2026 às 09:03   - Atualizado às 09:06

Ministros do STF Edson Fachin e Dias Toffoli.

Ministros do STF Edson Fachin e Dias Toffoli. Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, arquivou no sábado, 21 de fevereiro, a ação que questionava a atuação do ministro Dias Toffoli como relator das investigações sobre as fraudes no Banco Master na Corte. O arquivamento da chamada arguição de suspeição se deu por "perda de objeto", já que Toffoli deixou a relatoria do caso, que foi redistribuído para o ministro André Mendonça.

Com isso, Toffoli ainda poderá participar de eventual julgamento do processo, a não ser que se declare suspeito futuramente - impedido de participar por ter ligação com as partes ou outro interesse no caso.

Em 12 de fevereiro, depois de uma tensa reunião - que teve o conteúdo gravado e vazado - uma nota assinada pelos dez ministros do STF anunciou que Toffoli havia decidido deixar a relatoria do processo. Isso ocorreu um dia depois de a Polícia Federal entregar ao presidente Fachin relatório em que listava menções a Toffoli em conversas retiradas do celular de Daniel Vorcaro, dono do Master, e também conversas entre o ministro e o banqueiro.

A PF apontou a possível existência de indícios de crimes nos fatos e a possibilidade de suspeição caso Toffoli continuasse como relator. Na nota divulgada à época, os ministros do STF, porém, disseram "não ser caso de cabimento para a arguição de suspeição".

O Master foi liquidado em novembro do ano passado pelo Banco Central (BC) e é investigado por fraudes de R$ 12 bilhões.

Estadão Conteúdo

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:45, 23 Fev

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Exposição

Zema denuncia "Farra dos Intocáveis" no caso do Banco Master e convoca população para manifestação

O governador concentrou o discurso na crítica ao que considera privilégios e falta de responsabilização de autoridades.

Cidadania em Pernambuco troca de comando.
Mudança

Cidadania troca comando em PE e tende a apoiar Raquel Lyra; confira

João Freire assume presidência estadual após destituição de Cláudio Carraly, e partido deve repetir aliança com a governadora nas eleições de 2026.

Felipe Andrade, vice prefeito do Paulista.
Fala Político

Paulista: vice-prefeito comenta dívida da gestão Ramos com cantor Pablo e diz que foi contra evento

Felipe Andrade destacou que a administração precisa colocar educação, saúde e pagamento de servidores como prioridades.

mais notícias

+

Newsletter