Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ex-capitão do BOPE rebate ex-governadora do Rio: "Na gestão de Benedita, a polícia matou mais"

Rodrigo Pimentel usou dados do Instituto de Segurança Pública para apontar contradições na fala de Benedita Gonçalves.

Cami Cardoso

01 de novembro de 2025 às 13:40   - Atualizado às 13:42

Ex-capitão do BOPE rebate ex-governadora do Rio: "Na gestão de Benedita, a polícia matou mais"

Ex-capitão do BOPE rebate ex-governadora do Rio: "Na gestão de Benedita, a polícia matou mais" Foto: Reprodução / Redes Sociais

Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), usou suas redes sociais para rebater declarações da ex-governadora do Rio de Janeiro sobre a letalidade das operações realizadas nos complexos da Penha e do Alemão.

Benedita havia afirmado anteriormente que participou da prisão de Fernandinho Beira Mar e Elias Maluco “sem efetuar um único disparo”. Segundo Pimentel, dados do Instituto de Segurança Pública apontam que durante os nove meses em que a ex-governadora esteve no governo do Rio, ocorreram mais de 900 mortes. 

"Ela foi a única governadora do Rio de Janeiro que não foi presa, por isso só a gente já tem que ter o respeito dela imenso. Ela foi muito contundente dizendo que essa operação não tinha inteligência nem planejamento e que na época dela a polícia não matava, a polícia sequer atirava.  Na gestão da Benedita, a polícia matou mais do que na gestão do Cláudio Castro. Na gestão da Benedita, a polícia matou mais do que na gestão do garotinho. Ela fecha o ano com 900 mortes. No ano anterior foram, se eu não me engano, 500 mortes por intervenção policial. Então, o debate é político, não é técnico, não é verdadeiro. Eu tenho admiração pela pela ex-governador." 

Confira o vídeo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Dados

Benedita da Silva (PT) criticou a megaoperação realizada pela Polícia Cívil e BOPE, que teve ordem de Cláudio Castro (PL) e registrou 121 mortos. A ex-governadora do Rio de Janeiro criticou o ocorrido.  A operação foi dita por Castro como um grande "sucesso, onde as únicas vítimas foram os quatro policiais".

Em discurso, Benedita falou: "Eu fiquei 9 meses como governadora do estado do Rio de Janeiro. Peguei Fernandinho Beira-Mar e também o Elias Maluco, tudo isso sem dar um tiro na comunidade."

Veja Também

No entanto, segundo o jornal ' O Estado de São Paulo', publicado em dezembro de 2002, foi contabilizado cerca de 834 mortes em 11 meses, superiores aos 592 óbitos registrados em 2001. Até o momento, o governo de Cláudio Castro foi responsável por 699 mortes em confrontos. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:39, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter