Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Erika Hilton aciona ONU contra governo Trump por transfobia em emissão de passaporte para os EUA

Segundo a parlamentar, autoridades americanas informaram que o documento viria com a marcação de gênero masculino.

Gabriel Alves

30 de abril de 2025 às 20:27   - Atualizado às 20:50

Erika Hilton e Donald Trump.

Erika Hilton e Donald Trump. Fotos: Bruno Spada/Câmara dos Deputados e reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) reuniu o apoio de mais de 150 entidades e parlamentares para acionar a Organização das Nações Unidas (ONU) após enfrentar problemas na emissão de seu visto diplomático para os Estados Unidos. Segundo a parlamentar, autoridades americanas informaram que o documento viria com a marcação de gênero masculino, contrariando sua identidade de gênero.

“O fiz porque é meu direito, enquanto parlamentar brasileira, ter minha identidade, documentação e inviolabilidade diplomática respeitada ao representar meu país e meu povo em missão oficial, mesmo em mecanismos internacionais localizados nos EUA”, afirmou Hilton em publicação nas redes sociais.

O grupo protocolou a denúncia na última terça-feira, 29 de abril, acusando o governo dos Estados Unidos, sob a gestão de Donald Trump, de violar direitos humanos ao alterar arbitrariamente o marcador de gênero em documentos oficiais emitidos por outros países.

“Este ato oficial [de emitir o passaporte com gênero errado] desrespeita sua condição de parlamentar, no exercício diplomático de suas atividades políticas, e sua identidade como mulher trans negra, além de agravar sua exposição à discriminação institucional e à violência transfóbica, escancara uma violação sistemática de um grupo específico por parte do governo americano”, aponta o texto apresentado à ONU.

Além disso, o grupo protocolou uma segunda ação, dessa vez na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). O pedido solicita medidas cautelares para que os Estados Unidos corrijam o visto diplomático e passem a reconhecer, na categoria “sexo”, o gênero feminino da parlamentar.

Veja Também

Pelas redes sociais, Erika Hilton também criticou a postura do governo americano.

“Se os Estados Unidos quiserem desrespeitar esses acordos e a inviolabilidade diplomática de representantes estrangeiros em vista a mecanismos internacionais sediados no próprio país, que assumam isso abertamente. De preferência, por escrito”, declarou.

Entre os parlamentares que assinam a representação estão o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso Nacional; a deputada chilena Emilia Schneider; e a senadora uruguaia Bettiana Díaz.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:11, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter