Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Emerson Freitas revela que pretende disputar vaga na Alepe pelo PSDB: 'Me deu independência'

No programa Fala Político, exibido pelo Portal de Prefeitura, o jornalista afirmou que não vai apoiar João Campos e nem Raquel Lyra.

Everthon Santos

16 de janeiro de 2026 às 10:10   - Atualizado às 10:12

Emerson Freitas participa do programa Fala Político.

Emerson Freitas participa do programa Fala Político. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura

O jornalista investigativo Emerson Freitas confirmou que recebeu convite do PSDB para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nas eleições deste ano. A declaração aconteceu durante participação no programa Fala Político, exibido pelo Portal de Prefeitura, espaço em que ele também anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual e detalhou os motivos que o levaram a aceitar o diálogo com o partido.

Durante a entrevista, Emerson Freitas explicou que o convite partiu do PSDB, legenda de centro que hoje tem como presidente estadual o deputado Álvaro Porto, atual presidente da Alepe. Segundo o jornalista, a proposta apresentada pelo partido incluiu liberdade para definir seu posicionamento na disputa majoritária, especialmente em relação ao Governo de Pernambuco. Emerson deixou claro que não apoia o projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra, que já integrou o PSDB e hoje está filiada ao PSD, nem a possível candidatura do prefeito do Recife, João Campos, do PSB.

Ao longo da conversa, Emerson Freitas afirmou que a possibilidade de independência pesou na decisão de considerar o PSDB como caminho partidário. Ele destacou que recebeu autonomia para escolher se caminha ou não com o nome apoiado pela direção estadual do partido na eleição para governador. Ainda segundo o jornalista, essa liberdade reflete sua forma de enxergar a política e seu histórico profissional.

Emerson também comentou a posição de Álvaro Porto dentro do cenário político estadual. Ele afirmou que, apesar de ambos estarem no mesmo partido, existe uma disputa direta entre eles no campo eleitoral. Mesmo assim, segundo Emerson, o presidente do PSDB em Pernambuco garantiu que ele poderia seguir uma atuação independente, sem imposições partidárias na majoritária.

Veja Também

“É o partido ao qual a governadora era filiada. É um partido que nos ofereceu independência na majoritária. O presidente do partido é Álvaro Porto, que é presidente da Alepe. Ele está se aproximando muito do grupo do prefeito João Campos, com o qual eu não me identifico. Mas Álvaro, apesar de ser do meu partido, é meu concorrente direto. Ele me deu liberdade para decidir se quero fechar com o candidato dele ao governo ou se também posso trabalhar com independência. Esse será o caminho que vou seguir”, disse.

Nesse sentido, Emerson Freitas usou exemplos de sua rotina como jornalista para ilustrar como pretende atuar na política. Ele relatou que, ao atender denúncias ou demandas da população, nunca questiona a preferência partidária de quem procura ajuda.

“Quando vou à casa de uma pessoa e atendo uma situação, não pergunto a cor da bandeira partidária. Quando alguém chega para gravar uma matéria de apelo na saúde, não pergunto se votou em Raquel Lyra ou Marília Arraes na eleição passada. Eu pergunto do que a pessoa está precisando naquele momento, já que tenho o poder, naquela hora, de tornar pública a história ou até mesmo de ajudar a resolver. É isso que vou fazer e é isso que falta nos nossos representantes”, concluiu.

Assista a entrevista completa

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:30, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

mais notícias

+

Newsletter