Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Em pesquisa DATAFOLHA, 29% dos paulistanos afirmam ser 'PETISTAS', enquanto 17% se dizem 'BOLSONARISTAS'

O levantamento foi realizado presencialmente na cidade de São Paulo com 1.092 pessoas, de 16 anos ou mais, durante os dias 2 a 4 de julho e apresenta margem de erro de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Ricardo Lélis

11 de julho de 2024 às 21:10   - Atualizado às 21:10

Lula e Bolsonaro em debate presidencial.

Lula e Bolsonaro em debate presidencial. Lula e Bolsonaro em debate presidencial.

Pesquisa Datafolha divulgada na quarta-feira, 10 de julho, mostra que há mais petistas na cidade de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes (MDB), do que bolsonaristas, em referência ao seu padrinho político Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de outubro.

Enquanto 29% dos entrevistados responderam ser apoiadores do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 17% se dizem mais próximos do ex-mandatário.

Outros 6% disseram que não se identificam nem como petistas nem como bolsonaristas, 25% se declararam neutros e 1% não soube responder.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Na pesquisa anterior, realizada em maio, a proporção de petistas era maior (31%), assim como a de bolsonaristas, que eram 19%, dois pontos percentuais mais do que em julho.

Nas últimas eleições presidenciais, quando o petista venceu Bolsonaro nas urnas no segundo turno, Lula teve 3.677.921 milhões de votos (54%) no maior colégio eleitoral do País, ante 3.191.484 milhões do então presidente (46%).

Segundo um levantamento das intenções de votos nas capitais brasileiras reunindo as principais pesquisas eleitorais feito pelo Estadão, quatro pré-candidatos apoiados por Bolsonaro seguem na liderança, enquanto os nomes apadrinhados por Lula estão na frente em três capitais.

Esquerda x direita

Por outro lado, há mais eleitores que se dizem de direita (26%) do que os que se declaram de esquerda (20%).

O dado foi obtido com a medição do espectro ideológico dos entrevistados, numa escala de 1 para mais à esquerda e 7 mais à direita. Na pesquisa anterior, em maio, 28% se dizia de direita, ante 21% de esquerda

Somando os campos mais próximos, de cada um dos lados do centro, que é de 24% dos eleitores, direita e centro-direita acumulam 36%, enquanto esquerda e centro-esquerda, 31%.

A pesquisa foi realizada presencialmente na cidade de São Paulo com 1.092 pessoas, de 16 anos ou mais, durante os dias 2 a 4 de julho, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-01178/2024. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:11, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter