11 de janeiro de 2025 às 09:52 - Atualizado às 10:12
Carro da Polícia Federal em Juazeiro, na Bahia. Foto: PRF/Divulgação
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira, 10 de janeiro, a Operação Máscara Nova, em combate a crimes de moeda falsa, na região norte da Bahia e Pernambuco.
As investigações tiveram início a partir da prisão em flagrante de um indivíduo, surpreendido quando retirava encomenda nos Correios contendo cédulas não oficiais de R$ 100.
Na ação, desenvolvida nas cidades de Casa Nova/BA e Petrolina/PE, houve cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em endereços ligados a suspeitos de armazenar e distribuir notas de Real inautênticas.
Os envolvidos estão sujeitos a penas de reclusão de três a doze anos, além de multa.
São considerados crimes graves a produção, aquisição, guarda e repasse de dinheiro falso, nesta última hipótese, mesmo que a pessoa tenha recebido de boa-fé.
O golpe geralmente começa quando a pessoa recebe uma mensagem no celular onde informa que o teste de vida está pendente. Para evitar o bloqueio do benefício, os golpistas pedem que o beneficiário entre em contato por um telefone com o número disponibilizado na mensagem. Ao ligar, o criminoso tem acesso aos dados pessoais do aposentado.
Vale lembrar que só é necessário fazer teste de vida todos os anos para benefícios ativos de longa duração, como aposentadorias, pensões e auxílio por incapacidade temporária maior que um ano. Mas esse procedimento não é feito por telefone.
O beneficiário tem que ir pessoalmente a uma agência do Instituto ou em alguns casos específicos, a prova de vida é feita em casa. Mas os servidores não chegam a pedir cópia de documentos, nem fotografia. Eles apenas conferem os dados que estão cadastrados no sistema do INSS.
Por isso, é fundamental desconfiar de mensagens e não clicar em links ou abrir anexos de mensagens desconhecidas. Também é importante redobrar a atenção com contatos inesperados por e-mail ou telefone, especialmente aqueles que pedem informações pessoais.
O telefone para tira dúvidas no INSS é o 135. Nesse número também é possível confirmar a identidade de um funcionário do Instituto.
Da redação do Portal com informações da Polícia Federal.
1
2
3
4
23:37, 18 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
A concentração acontece a partir das 16h no Armazém 13, na Avenida Alfredo Lisboa com o cortejo seguindo rumo ao Marco Zero com atrações que representam a riqueza cultural pernambucana.
A medida se deu por conta de uma decisão liminar já existente ordenava a regularização de todos os pagamentos aos funcionários públicos municipais.
Segundo o apresentador, a gestão do petista tem como características o desejo por arrecadar e taxar, o que, na avaliação dele, gera desconfiança na sociedade.
mais notícias
+