Pernambuco, 15 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PREFEITO que teve MANDATO CASSADO por compra de votos é ELEITO novamente; ENTENDA

Com 5.490 votos, 53,22% deles, Cortelini venceu o adversário Ademar Frescura (PP), que recebeu 4.825 votos, 46,8%.

Ricardo Lélis

29 de abril de 2024 às 16:12   - Atualizado às 16:12

Paulo Renato Cortelini.

Paulo Renato Cortelini. Paulo Renato Cortelini.

Em eleições suplementares realizadas no domingo, 28 de abril, Paulo Renato Cortelini (MDB), conhecido como Gambá, foi eleito novamente como prefeito de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, após ter o mandato cassado, em 5 de março, por compra de votos nas eleições de 2020.

Com 5.490 votos, 53,22% deles, Cortelini venceu o adversário Ademar Frescura (PP), que recebeu 4.825 votos, 46,8%.

Ao contrário do prefeito, que não teve a participação no esquema confirmada e por isso pôde disputar o cargo, o vice da chapa eleita há quatro anos, Jeremias Izaguirre de Oliveira (PDT), ficou inelegível no processo e o posto será ocupado agora por Piruca, da coligação MDB/PDT. Como em outubro serão realizadas as eleições municipais de 2024, o mandato atual dos recém eleitos vai até o fim deste ano.

De acordo com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a realização das eleições suplementares no município e revogou a multa aplicada a Cortelini na sentença que o afastou do cargo, as negociações que configuraram abuso de poder econômico e político na campanha eleitoral de 2020 ocorreram apenas entre Oliveira e o ex-vereador Vasco Henrique Asambuja de Carvalho (MDB), que também teve o diploma cassado e a inelegibilidade confirmada.

As provas que resultaram na condenação dos políticos, anteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), incluem a distribuição de combustíveis, cestas básicas e outros bens a eleitores do município em troca de votos no pleito.

A defesa, no entanto, recorreu sob argumento de que a gravação ambiental, que fundamentou as investigações, foi realizada de forma clandestina e contaminou as demais provas obtidas.

Por mais que o relator do caso no TSE, ministro Ramos Tavares, tenha considerado ilícitas as evidências produzidas por meio de fontes autônomas, as demais provas obtidas a partir de autorização judicial foram, para ele e os demais magistrados, consistentes e capazes de comprovar a prática irregular.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:14, 15 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ronaldo Caiado se filia ao PSD.
Bastidores

Ronaldo Caiado oficializa filiação ao PSD em busca de concorrer à Presidência

Internamente, o governador de Goiás disputa a candidatura à presidência com Ratinho Junior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).

Flávio Bolsonaro e Lula.
Levantamento

Apoio de Trump a Flávio Bolsonaro aumenta chance de brasileiros votarem em Lula, diz Genial/Quaest

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 6 e 9 de março de 2026, por meio de entrevistas domiciliares presenciais.

Rosa Amorim e Erika Hilton
Declaração

Deputada Rosa Amorim manifesta apoio a Erika Hilton após ataques nas redes

Parlamentar pernambucana critica ataques nas redes contra Erika Hilton e afirma que representatividade de mulheres trans no poder deve ser celebrada.

mais notícias

+

Newsletter