Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PERNAMBUCO: Ministério Público proíbe candidato a vereador de utilizar sobrenome de Jair Bolsonaro

A Justiça destacou que Nelson Revorêdo não possui qualquer ligação de parentesco com o ex-presidente.

Everthon Santos

27 de agosto de 2024 às 15:50   - Atualizado às 15:54

Ministério Público proíbe candidato a vereador de utilizar sobrenome de Jair Bolsonaro.

Ministério Público proíbe candidato a vereador de utilizar sobrenome de Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

Em Pernambuco, o Ministério Público Eleitoral de Carpina entrou com um parecer junto ao Justiça Eleitoral solicitando a substituição do nome utilizado pelo candidato a vereador Nelson Revorêdo (PL) na sua candidatura. O político, que é filiado à Coligação Todos por Carpina, liderada pelo candidato a prefeito Bruno Ribeiro (PL), havia registrado sua candidatura utilizando o nome "Nelson Bolsonaro".

Segundo o parecer do Ministério Público, a legislação eleitoral é clara ao proibir o uso de nomes de terceiros na candidatura, especialmente quando não há relação familiar ou autorização formal. O documento do Ministério Público destacou que Nelson Revorêdo não possui qualquer ligação de parentesco com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e que, portanto, a utilização do sobrenome configura uma tentativa indevida de associar sua imagem à do ex-mandatário, o que pode influenciar os eleitores de forma irregular.

O uso de nomes conhecidos em campanhas eleitorais é uma prática que, em algumas situações, pode ser considerada uma estratégia de marketing, visando atrair eleitores que se identificam com a figura pública em questão. No entanto, a legislação busca impedir que essa prática se transforme em uma forma de enganar o eleitorado, principalmente quando o candidato não tem autorização ou relação direta com o nome utilizado.

Nelson Revorêdo é uma figura conhecida em Carpina e em outras cidades da região por atuar em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e das pautas da direita, frequentemente organizando eventos como carreatas, motociatas e transmissões ao vivo em plataformas digitais para promover suas ideias.

Após o parecer do Ministério Público, tanto Nelson Revorêdo quanto os representantes da Coligação Todos por Carpina manifestaram-se a favor do cumprimento da decisão da Justiça Eleitoral. O candidato confirmou que vai realizar a alteração do registro de sua candidatura, passando a utilizar seu sobrenome de família, "Revorêdo", em vez de "Bolsonaro". A coligação também declarou que está comprometida em seguir todas as diretrizes legais durante o processo eleitoral.

Confira uma parte do documento sobre a decisão do Ministério Público.Confira uma parte do documento sobre a decisão do Ministério Público

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:09, 17 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula da Silva (PT).
Desaprovação

Genial/Quaest: Lula tem 55% de rejeição e lidera índice entre pré-candidatos à Presidência

Petista passa por um momento de pico de sua rejeição nos últimos meses. Em março de 2026, por exemplo, 56% diziam que não votariam nele de forma alguma.

Primeiro turno.
Disputa

Genial/Quaest: Lula tem 37% e Flávio Bolsonaro 32% no primeiro turno das eleições 2026

Entre os entrevistados, 5% disseram estar indecisos, enquanto 11% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não pretendem votar.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL)
Pesquisa

Flávio Bolsonaro na frente de Lula pela primeira vez no cenário de 2° turno da Quaest; veja números

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 9 e 13 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

mais notícias

+

Newsletter