Pernambuco, 01 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PERNAMBUCO: Ministério Público proíbe candidato a vereador de utilizar sobrenome de Jair Bolsonaro

A Justiça destacou que Nelson Revorêdo não possui qualquer ligação de parentesco com o ex-presidente.

27 de agosto de 2024 às 15:50   - Atualizado às 15:54

Ministério Público proíbe candidato a vereador de utilizar sobrenome de Jair Bolsonaro.

Ministério Público proíbe candidato a vereador de utilizar sobrenome de Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

Em Pernambuco, o Ministério Público Eleitoral de Carpina entrou com um parecer junto ao Justiça Eleitoral solicitando a substituição do nome utilizado pelo candidato a vereador Nelson Revorêdo (PL) na sua candidatura. O político, que é filiado à Coligação Todos por Carpina, liderada pelo candidato a prefeito Bruno Ribeiro (PL), havia registrado sua candidatura utilizando o nome "Nelson Bolsonaro".

Segundo o parecer do Ministério Público, a legislação eleitoral é clara ao proibir o uso de nomes de terceiros na candidatura, especialmente quando não há relação familiar ou autorização formal. O documento do Ministério Público destacou que Nelson Revorêdo não possui qualquer ligação de parentesco com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e que, portanto, a utilização do sobrenome configura uma tentativa indevida de associar sua imagem à do ex-mandatário, o que pode influenciar os eleitores de forma irregular.

O uso de nomes conhecidos em campanhas eleitorais é uma prática que, em algumas situações, pode ser considerada uma estratégia de marketing, visando atrair eleitores que se identificam com a figura pública em questão. No entanto, a legislação busca impedir que essa prática se transforme em uma forma de enganar o eleitorado, principalmente quando o candidato não tem autorização ou relação direta com o nome utilizado.

Nelson Revorêdo é uma figura conhecida em Carpina e em outras cidades da região por atuar em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e das pautas da direita, frequentemente organizando eventos como carreatas, motociatas e transmissões ao vivo em plataformas digitais para promover suas ideias.

Após o parecer do Ministério Público, tanto Nelson Revorêdo quanto os representantes da Coligação Todos por Carpina manifestaram-se a favor do cumprimento da decisão da Justiça Eleitoral. O candidato confirmou que vai realizar a alteração do registro de sua candidatura, passando a utilizar seu sobrenome de família, "Revorêdo", em vez de "Bolsonaro". A coligação também declarou que está comprometida em seguir todas as diretrizes legais durante o processo eleitoral.

Confira uma parte do documento sobre a decisão do Ministério Público.Confira uma parte do documento sobre a decisão do Ministério Público

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

00:21, 01 Set

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Pesquisa para Prefeitura do Jaboatão.
Jaboatão

PESQUISA: Mano Medeiros lidera e Clarissa Tércio aparece em 2º lugar; CONFIRA NÚMEROS

O levantamento está registrado no TSE sob o protocolo PE-08075/2024 e foi realizado entre os dias 26 e 27 de agosto, ouvindo 600 eleitores.

Gilson Machado, candidato a prefeito do Recife, em sabatina
Sugestão

GILSON Machado propõe RETIRAR CANTEIROS centrais de avenidas para MELHORAR TRÂNSITO DO RECIFE

O candidato à Prefeitura pelo Partido Liberal (PL) apresentou um levantamento onde aponta que a capital pernambucana tem o trânsito mais congestionado do país.

Eleições 2024
Pleitos

ELEIÇÕES 2024: cinco municípios terão CONSULTAS POPULARES durante 1° turno; SAIBA ONDE

A medida permite aos cidadãos opinar sobre assuntos específicos da cidade, tais como políticas públicas, mudança de nome da localidade, escolas, postos de saúde e legislação.

mais notícias

+