Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

EUA: pesquisa aponta TRUMP na liderança com 50,7% das intenções de voto

O ex-presidente mantém uma distância de quase 3 pontos percentuais sobre a vice-presidente Kamala Harris.

Everthon Santos

20 de outubro de 2024 às 10:23   - Atualizado às 10:24

Pesquisa para presidente dos Estados Unidos.

Pesquisa para presidente dos Estados Unidos. Foto: Portal de Prefeitura

No sábado, 19 de outubro, O instituto AtlasIntel divulgou uma pesquisa sobre as eleições presidenciais americanas, que indica um cenário de estabilidade nas intenções de voto à medida que a campanha entra em sua fase final. O ex-presidente Donald Trump mantém uma liderança de quase 3 pontos percentuais sobre a vice-presidente Kamala Harris.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 12 e 17 de outubro, Trump tem 50,7% das intenções de voto, uma ligeira queda de 0,2 ponto, enquanto Harris subiu 0,3 ponto, alcançando 47,6%. Outros candidatos e eleitores indecisos somam apenas 1,7%.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by AtlasIntel (@atlasintel)

A pesquisa também analisou a confiança dos eleitores em relação a temas centrais da campanha. Trump é visto com mais confiança em tópicos como imigração e economia, áreas que se mostram cruciais para sua base eleitoral. Já Harris, embora tenha uma desvantagem geral, mantém a confiança dos eleitores em questões relacionadas aos direitos reprodutivos, onde ela se destaca como uma defensora forte. Em relação à defesa da democracia, ambos os candidatos aparecem tecnicamente empatados, mostrando que esse tema é amplamente debatido por ambos os lados da campanha.

Veja Também

Crítica do Papa

O papa Francisco criticou Donald Trump e Kamala Harris, os principais candidatos presidenciais dos Estados Unidos, por suas políticas que ele chamou de "antivida" em relação ao aborto e à migração, e aconselhou os católicos norte-americanos a escolherem quem acham ser o "mal menor" nas próximas eleições do país.

"Ambos são contra a vida, seja o que expulsa os migrantes ou o que (apoia) matar bebês", disse.

O líder católico foi questionado sobre como aconselharia os eleitores americanos durante uma conferência de imprensa a bordo de seu voo de volta a Roma, após sua viagem por quatro países da Ásia.

Francisco ressaltou que não é americano e não vai votar. Nenhum dos candidatos, seja o republicano ou a democrata, foi mencionado pelo nome.

No entanto, Francisco se expressou de forma contundente ao ser questionado sobre suas posições em relação a duas questões polêmicas nas eleições dos EUA - o aborto e a migração - que também são de grande preocupação para a Igreja Católica.

Francisco tem dado prioridade à situação dos migrantes em seu pontificado e fala enfaticamente e com frequência sobre o tema.

Ele afirmou que a migração é um direito descrito nas Escrituras e que qualquer um que não siga o chamado bíblico para acolher o estrangeiro está cometendo um "pecado grave".

Também foi direto ao falar sobre o aborto.

"Fazer um aborto é matar um ser humano. Você pode gostar da palavra ou não, mas é matar", disse ele. "Temos que ver isso claramente."

Questionado sobre o que os eleitores deveriam fazer nas urnas, Francisco lembrou do dever cívico de votar.

"Deve-se votar e escolher o mal menor", disse ele. "Quem é o mal menor, a mulher ou o homem? Eu não sei. "Cada um, em sua consciência, deve pensar e fazer isso", disse ele.

Não é a primeira vez que Francisco se pronuncia sobre uma eleição nos EUA. Durante o período que antecedeu as eleições de 2016, Francisco foi questionado sobre o plano de Trump de construir um muro na fronteira entre os EUA e o México.

Francisco declarou então que qualquer um que construa um muro para impedir a entrada de migrantes "não é cristão".

Ao responder na sexta-feira, Francisco lembrou que celebrou uma missa na fronteira EUA-México e "havia tantos sapatos dos migrantes que terminaram mal ali".

Trump promete deportações em massa, assim como fez em sua primeira campanha presidencial, quando havia uma grande distância entre suas ambições e as realidades legais, financeiras e políticas de tal empreendimento.

A conferência dos bispos dos EUA, por sua vez, declarou que o aborto é a "prioridade preeminente" para os católicos americanos em seu guia de orientação aos eleitores. Harris tem defendido fortemente a legalização do aborto e enfatizado o apoio à restauração de uma permissão federal à interrupção da gravidez.

Em seus comentários, o papa acrescentou que, sobre o aborto, "a ciência diz que no primeiro mês após a concepção, todos os órgãos de um ser humano já estão lá, todos eles".

"Fazer um aborto é matar um ser humano", disse ele. "Quer goste ou não da palavra, isso é matar."

Segundo médicos e obstetras, as células estão começando o processo de desenvolvimento de órgãos nas primeiras semanas de gravidez.

O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas afirma que, em 13 semanas, todos os órgãos principais já se formaram. Por exemplo, o tecido cardíaco começa a se formar nos primeiros dois meses - inicialmente um tubo que só depois evolui para as quatro câmaras que definem um coração.

Com informações do Estadão Conteúdo
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:50, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governo de Pernambuco: Pesquisa Múltipla aponta empate técnico entre João e Raquel no espontâneo
Números

Governo de Pernambuco: Pesquisa Múltipla aponta empate técnico entre João e Raquel no espontâneo

O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.

Irmãos Joesley e Wesley Batista
Riqueza

Irmãos Batista transformam açougue em império de R$ 50 bilhões e dominam JBS e J&F

Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.

Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Lula
Dados

Lula perde para Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas em cenário de 2º turno, diz Apex/Futura

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador

mais notícias

+

Newsletter