Urna eletrônica. Foto: Agência Brasil/ Arquivo
A Quaest divulgará na próxima quarta-feira, 14 de janeiro uma nova pesquisa sobre as intenções de voto para a Presidência da República.
O levantamento, contratado pelo Banco Genial, ouviu 2.004 eleitores e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O trabalho de campo teve início na quinta-feira (8) e será concluído no domingo (11). De acordo com o instituto, a amostra foi definida com base em critérios que buscam equilíbrio regional e representatividade dos perfis demográficos do eleitorado brasileiro.
No principal cenário de primeiro turno, a pesquisa considera os nomes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do senador Flávio Bolsonaro (PL), do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do ex-ministro Aldo Rebelo (DC) e de Renan Santos (Missão).
Além do cenário principal, a sondagem também irá projetar sete simulações de segundo turno entre possíveis candidatos.
Na rodada anterior, divulgada em 16 de dezembro, Lula liderou todos os cenários testados, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
O ex-presidente Jair Bolsonaro não foi incluído na pesquisa por estar inelegível, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral, e por condenações relacionadas a ações ligadas à tentativa de golpe.
Regra para pesquisa
Desde 1º de janeiro de 2026, com a proximidade das eleições gerais, as pesquisas eleitorais voltam a ganhar destaque.
Em anos eleitorais, a legislação determina que toda pesquisa de intenção de voto destinada à divulgação nos meios de comunicação seja registrada previamente na Justiça Eleitoral.
A exigência está prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). O registro deve ser feito com até cinco dias de antecedência da divulgação, por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), conforme estabelece a Resolução do TSE nº 23.600/2019.
Nas últimas eleições presidenciais, em 2022, foram registradas 2.971 pesquisas eleitorais em todo o país. Em Pernambuco, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 72 levantamentos.
4
17:47, 12 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador
mais notícias
+