Pernambuco, 06 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ELEIÇÕES EUA: Kamala Harris e Donald Trump empatam na primeira urna apurada

A expectativa é de que, até a tarde de quarta-feira (6), já seja possível ter uma indicação de quem conquistou a presidência.

Everthon Santos

05 de novembro de 2024 às 09:54   - Atualizado às 09:58

Donald Trump e Kamala Harris.

Donald Trump e Kamala Harris. Foto: Divulgação

A votação para as eleições presidenciais dos Estados Unidos teve início oficialmente nesta terça-feira, 5 de novembro, na tradicional comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire, com um cenário de empate entre os candidatos Kamala Harris e Donald Trump.

Localizada no condado de Coös, próximo à fronteira canadense, a pequena comunidade é famosa por abrir suas urnas à meia-noite, no horário local, sendo a primeira a iniciar e encerrar a contagem de votos, que este ano resultou em 3 votos para cada um dos candidatos.

Dixville Notch é símbolo da tradição eleitoral americana desde os anos 1960 e tem uma população oficialmente registrada de apenas quatro pessoas pelo censo de 2020. Além da votação rápida, a localidade tem um peso simbólico significativo e, historicamente, é acompanhada de perto por jornalistas e observadores de todo o país. Nas eleições de 2020, o então candidato Joe Biden foi o escolhido com uma unanimidade inédita entre os eleitores da localidade.

Embora seja uma região de pequena escala, o estado de New Hampshire, onde Dixville Notch está localizada, frequentemente inclina-se para o Partido Democrata nas eleições presidenciais, tendência que, em 2024, poderia favorecer Kamala Harris, tornando provável que ela conquiste os quatro delegados em disputa no estado. 

A contagem de votos nos Estados Unidos é um processo complexo, pois cada estado tem regras próprias para a apuração, e os horários de abertura e fechamento de urnas variam conforme o fuso local. Em New Hampshire, as urnas abriram às 11h, horário local, e outros estados do leste americano seguiram o exemplo entre as 5h e 7h locais. Por outro lado, o fechamento final das urnas ocorrerá apenas no Havaí, previsto para as 2h de quarta-feira, 6 de novembro, no horário de Brasília.

Apesar da ansiedade em torno dos resultados, as projeções iniciais em estados como Indiana e Kentucky começarão a ser divulgadas a partir das 20h desta terça-feira, oferecendo uma primeira amostra do comportamento do eleitorado. A expectativa é de que, até a tarde de quarta-feira, 6, já seja possível ter uma indicação clara de quem conquistou a presidência dos EUA.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:42, 06 Out

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ex-vereador é detido por suspeita de boca de urna.
Situação

Ex-vereador de Paulista é detido sob suspeita de boca de urna durante votação

Homem conhecido como Nildo Soldado foi abordado pela Polícia Militar durante ocorrência no bairro da Mirueira, no domingo (4).

Renan Santos e Ronaldo Caiado.
Definição

Renan Santos descarta apoio para Lula ou Flávio no 2º turno; PSD de Caiado libera bases estaduais

Os dois candidatos somaram 5,2 milhões de votos, segundo resultados divulgados pelo TSE no domingo (4).

Felipe Alecrim.
Comentário

Felipe Alecrim agradece 33,6 mil votos e destaca resultado do NOVO em Pernambuco

Vereador do Recife ficou na primeira suplência para deputado federal e avaliou desempenho do partido nas eleições deste ano.

mais notícias

+

Newsletter