Donald Trump e Kamala Harris. Foto: Divulgação
A votação para as eleições presidenciais dos Estados Unidos teve início oficialmente nesta terça-feira, 5 de novembro, na tradicional comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire, com um cenário de empate entre os candidatos Kamala Harris e Donald Trump.
Localizada no condado de Coös, próximo à fronteira canadense, a pequena comunidade é famosa por abrir suas urnas à meia-noite, no horário local, sendo a primeira a iniciar e encerrar a contagem de votos, que este ano resultou em 3 votos para cada um dos candidatos.
Dixville Notch é símbolo da tradição eleitoral americana desde os anos 1960 e tem uma população oficialmente registrada de apenas quatro pessoas pelo censo de 2020. Além da votação rápida, a localidade tem um peso simbólico significativo e, historicamente, é acompanhada de perto por jornalistas e observadores de todo o país. Nas eleições de 2020, o então candidato Joe Biden foi o escolhido com uma unanimidade inédita entre os eleitores da localidade.
Embora seja uma região de pequena escala, o estado de New Hampshire, onde Dixville Notch está localizada, frequentemente inclina-se para o Partido Democrata nas eleições presidenciais, tendência que, em 2024, poderia favorecer Kamala Harris, tornando provável que ela conquiste os quatro delegados em disputa no estado.
A contagem de votos nos Estados Unidos é um processo complexo, pois cada estado tem regras próprias para a apuração, e os horários de abertura e fechamento de urnas variam conforme o fuso local. Em New Hampshire, as urnas abriram às 11h, horário local, e outros estados do leste americano seguiram o exemplo entre as 5h e 7h locais. Por outro lado, o fechamento final das urnas ocorrerá apenas no Havaí, previsto para as 2h de quarta-feira, 6 de novembro, no horário de Brasília.
Apesar da ansiedade em torno dos resultados, as projeções iniciais em estados como Indiana e Kentucky começarão a ser divulgadas a partir das 20h desta terça-feira, oferecendo uma primeira amostra do comportamento do eleitorado. A expectativa é de que, até a tarde de quarta-feira, 6, já seja possível ter uma indicação clara de quem conquistou a presidência dos EUA.
3
17:02, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador
mais notícias
+