Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ELEIÇÕES 2024: MP Eleitoral pede IMPUGNAÇÃO de candidatos a prefeito de ITAMARACÁ E ITAPISSUMA

A ação, que foi fundamentada na rejeição de contas dos postulantes, quer o indeferimento do registro no pleito de outubro.

Ricardo Lélis

20 de agosto de 2024 às 19:45   - Atualizado às 21:23

Prefeituras de Itapissuma e Itamaracá

Prefeituras de Itapissuma e Itamaracá Fotos: Divulgação

O Ministério Público Eleitoral de Itamaracá e Itapissuma pediu na segunda-feira, 19 de agosto, a impugnação da candidatura dos candidatos à prefeitura da Ilha de Itamaracá: o atual prefeito Paulo Batista (Republicanos), que busca reeleição, o vice-prefeito George Baiá (PSD), o ex-prefeito Marcos Augusto (PL), e o ex-prefeito de Itapissuma, Cal Volia (PSB).

A ação foi fundamentada na rejeição de contas, conforme o artigo 1º, I, g, da Lei Complementar nº 64/90, alterada pela Lei Complementar nº 135/2010.

O prefeito da Ilha de Itamaracá, Paulo Batista, teve suas contas rejeitadas pela Câmara de Itamaracá referentes aos anos de 2015 e 2016, enquanto o ex-prefeito Marcos Augusto teve contas dos anos de 2003 e 2004 rejeitadas.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O vice-prefeito George Baiá teve suas contas de 2013 julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas de Pernambuco durante seu mandato como presidente da Câmara de Vereadores de Itamaracá.

Quanto ao ex-prefeito de Itapissuma, Cal Volia, a rejeição foi relativa às contas do ano de 2014.

O Ministério Público Eleitoral solicita que as ações sejam analisadas e julgadas procedente, levando ao indeferimento do registro das candidaturas por inelegibilidade, e que os envolvidos sejam notificados para defesa.

O julgamento será realizado pelo juiz da 131ª Zona Eleitoral de Itamaracá e Itapissuma.

O que diz Cal Volia:

As contas citadas na impugnação ao registro de candidatura apresentada pelo Ministério Público não têm repercussão eleitoral, umas porque não preenchem os requisitos legais e outra porque foram anuladas pelo órgão competente. Isso é reconhecido pelo próprio órgão que as julgou: o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, conforme esclarecido acima, que não as incluiu na relação de gestores com contas irregulares com repercussão eleitoral.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:13, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governo de Pernambuco: Pesquisa Múltipla aponta empate técnico entre João e Raquel no espontâneo
Números

Governo de Pernambuco: Pesquisa Múltipla aponta empate técnico entre João e Raquel no espontâneo

O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.

Irmãos Joesley e Wesley Batista
Riqueza

Irmãos Batista transformam açougue em império de R$ 50 bilhões e dominam JBS e J&F

Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.

Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Lula
Dados

Lula perde para Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas em cenário de 2º turno, diz Apex/Futura

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador

mais notícias

+

Newsletter