Vereadora do Mato Grosso do Sul, Isa Jane Marcondes Foto: Reprodução/Redes Sociais
Neste último domingo de eleição, 6 de outubro, no Mato Grosso do Sul, a dona de bordel Isa Jane Marcondes (Republicanos), conhecida como 'Cavala', foi eleita vereadora da cidade e ganhou o título de mais votada entre os candidatos.
Ela recebeu um total de 2.992 votos válidos. Sua campanha foi marcada por polêmicas e, durante a disputa, ela assumiu oficialmente ser dona do bordel. Em vídeo para as redes sociais, chegou a afirmar que o município está uma zona e que, de zona, ela entende.
Entre no nosso canal de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
Outra fala de Isa Jane que repercutiu durante sua campanha foi sua defesa ao caráter do deputado estadual João Henrique Catan (PL). Nas redes sociais, ela afirmou que colocaria a mão no fogo, mas também o 'bumbum', para defender o amigo.
A vereadora fez fama comandando uma ‘casa de luz vermelha’ na cidade. Ela enfatiza que se identifica como uma mulher defensora da família e da pátria, e planeja representar o conservadorismo do Mato Grosso do Sul.
Lucas Pavanato (PL), de 26 anos, foi eleito o vereador mais votado da cidade de São Paulo, obtendo 161.386 votos. Pavante é presente nas redes sociais, sendo visto também como sucessor do ex-vereador Fernando Holiday, de quem foi assessor.
Em sua campanha, Pavanato apresentou propostas que incluem a proibição de pessoas trans em banheiros femininos e a investigação de grupos que ele classifica como "terroristas" por invadirem propriedades na cidade. Ele também afirma que "não existe criança trans" e pretende proibir hospitais de realizar procedimentos de redesignação de gênero em crianças.
Pavanato recebeu apoio de figuras influentes, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Nikolas Ferreira. Em sua declaração após a vitória, ele enfatizou que "a direita veio para ficar" e prometeu trabalhar para "endireitar" a cidade de São Paulo.
A lista dos vereadores mais votados de São Paulotambém inclui Ana Carolina Oliveira (Podemos), mãe da menina Isabella Nardoni, assassinada em 2008, além de Dr. Murillo Lima (PP), Sargento Nantes (PP), Amanda Paschoal (PSOL), Rubinho Nunes (União Brasil) e Luna Zarattini (PT). Todos esses candidatos obtiveram mais de 100 mil votos.
Com informações do Metrópoles
2
4
14:21, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador
mais notícias
+