18 de novembro de 2023 às 12:03
Após duas rodadas eleitorais repletas de reviravoltas, são poucos os dispostos a fazer previsões sobre o próximo presidente da Argentina. As mais recentes pesquisas eleitorais mostram um cenário bastante competitivo, com uma pequena vantagem para o ultraliberal Javier Milei.
De acordo com a última pesquisa AtlasIntel, divulgada na sexta-feira, 10, Milei lidera com 52,1% das intenções, enquanto Sergio Massa possui 47,9%. Pesquisas publicadas pelo jornal "Clarín" na quinta-feira, 9, apontavam um cenário de empate, porém também com uma leve vantagem para Milei, com 43% das intenções em contraste com os 39% de Massa.
A pesquisa também revelou que 7% dos entrevistados optariam por votar em branco ou nulo, enquanto 6% estão indecisos e 5% afirmaram que não irão votar.
Em outra pesquisa conduzida pelo Centro Estratégico Latinoamericano de Geopolítica (Celag), Sergio Massa surge à frente com 46,7% das intenções de voto, contra 45,3% de Milei. Essa foi a única projeção em que o ministro da Economia liderou.
O levantamento, realizado presencialmente, considerou dois cenários eleitorais. O primeiro incluiu votos em branco, enquanto o segundo considerou apenas os votos válidos. No segundo cenário, Massa detém 50,8% das intenções de voto, enquanto seu oponente alcança 49,2%.
Considerando a margem de erro da pesquisa, oscilando entre 0,9% e 2,2%, ambos os candidatos estariam praticamente em empate técnico.
Uma consultora vinculada ao partido União Cívica Radical, que apoiou Massa neste segundo turno, realizou uma pesquisa que mostra Milei com 44,2% e Sergio Massa com 42,5%. Assim como a Opinaia, essa pesquisa indica que 7,1% votará em branco ou nulo e 6,2% está indeciso. Ao considerar apenas os votos válidos, Milei tem uma vantagem de 2,02% sobre os 48,98% de Massa.
De acordo com a legislação eleitoral argentina, a divulgação de pesquisas é proibida na semana que antecede a votação. Portanto, não serão disponibilizados novos estudos sobre a preferência do eleitorado na fase final da campanha.
Da redação do Portal com informações do site exame
1
2
4
06:32, 25 Jan
27
°c
Fonte: OpenWeather
O ministro do STF também elogiou a investigação conduzida pela Polícia Federal (PF), classificando-a como "extremamente bem-feita" e afirmou que "tudo impressiona".
De acordo com os investigadores, centenas de agendamentos para consultas médicas foram realizados pela organização criminosa, que guardava vagas para determinados eleitores.
PL Mulher, presidido por Michelle Bolsonaro, publica frase de Martin Luther King em celebração ao seu dia e faz reflexão sobre injustiças no Brasil.
mais notícias
+