Mirella Almeida, Ramos, Dudu e Lula da Fonte. Foto: Divulgação
O apoio do Partido Progressista (PP), liderado em Pernambuco por Eduardo da Fonte e seu filho Lula da Fonte, desempenhou papel crucial nas vitórias de Mirella Almeida (PSD) em Olinda e de Severino Ramos (PSDB) em Paulista no segundo turno das eleições municipais de 2024.
Com articulação política, o PP assegurou o fortalecimento das coligações em dois dos principais municípios da Região metropolitana do Recife, garantindo que as alianças fossem decisivas no segundo turno.
No primeiro turno, o PP apostou nas candidaturas de Lívia Álvaro para Paulista e Márcio Botelho para Olinda. Lívia se destacou como a mulher mais votada para a prefeitura de Paulista, com 15.784 votos, mas não conseguiu ir para o segundo turno. Com o término da primeira fase, o PP não hesitou em redirecionar sua força política, consolidando a aliança com Ramos ao lado de Lívia e sob articulação de Pastor Cleiton Collins, deputado estadual e coordenador das campanhas do PP em Pernambuco. Esse apoio foi determinante para que Ramos superasse Junior Matuto (PSB) e se tornasse o novo prefeito de Paulista.
A situação em Olinda, no entanto, trouxe um desafio adicional. Márcio Botelho, que obteve 9.989 votos e ficou em quarto lugar, optou por apoiar Vinicius Castello (PT). Contudo, a cúpula do PP decidiu contrariar essa escolha e apoiar Mirella Almeida (PSD). Esse alinhamento foi possível, em parte, pelo trabalho de Pastor Cleiton Collins, que teve atuação notável na articulação junto ao eleitorado evangélico, grupo que exerce influência expressiva na região.
De acordo com Alef Collins, filho de Cleiton e vereador eleito no Recife, a orientação do voto evangélico foi fundamental para Mirella superar o petista e garantir a vitória em Olinda.
“A gente sabe de onde veio essa diferença. Foi o povo evangélico, o povo cristão que se reuniu pra votar em Mirella. E agora a gente sentiu aí nas urnas que o povo estava unido, sim, pra melhora continuar em Olinda. Mirela é a prefeita eleita. O PP está aqui, esteve sempre aqui com a Mirela. E vamos agora comemorar essa vitória. Eu sei que vão ser quatro anos de luta, mas ela vai ser uma mulher que vai tirar onda junto com a governadora, junto com a bancada do PP, que vai trazer recursos também aqui pra cidade de Olinda, que precisa muito. É uma cidade que necessita, mas que eu tenho a certeza que vai evoluir sim”, destacou Alef Collins.
3
04:17, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.
Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador
mais notícias
+