Eleitores vão às urnas para escolher representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.
04 de outubro de 2026 às 14:49 - Atualizado às 14:51
Especial "Antes da Urna". Arte: Portal de Prefeitura
O primeiro turno das Eleições 2026 acontece neste domingo, 4 de outubro. Eleitoras e eleitores vão às urnas para escolher representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República. A votação ocorre das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Para evitar imprevistos, a Justiça Eleitoral orienta que o eleitor confira antecipadamente as principais informações antes de sair de casa.
Antes de seguir para o local de votação, confira:
Em Pernambuco, o TRE-PE também disponibiliza atendimento pelo WhatsApp com a assistente virtual Julia, pelo número (81) 3194-9400. O canal permite consultar informações como local de votação, situação do título e justificativa. No dia da eleição, o Disque Eleitor também funciona das 7h às 19h.
Para ser identificado na seção, o eleitor deve apresentar documento oficial com foto. Entre os documentos aceitos estão carteira de identidade, Carteira de Identidade Nacional (CIN), identidade social, passaporte, CNH, carteira de trabalho física, carteira profissional emitida por conselho de classe, certificado de reservista e o e-Título com fotografia. Documentos oficiais com foto podem ser utilizados mesmo vencidos, desde que permitam identificar o eleitor.
Já certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de trabalho digital não são aceitas para identificação na votação. O título eleitoral impresso também não substitui o documento oficial com foto e não é obrigatório para votar.
A colinha eleitoral em papel é permitida. O eleitor pode levar uma anotação pessoal com os números das candidaturas e consultá-la durante a votação. Em 2026, a ordem será: deputado federal, deputado estadual ou distrital, primeiro senador, segundo senador, governador e presidente da República.
O celular, câmera, filmadora ou outro equipamento capaz de registrar o voto não pode entrar na cabine. Quem utilizar o e-Título para identificação deve apresentar o aplicativo antes de votar e, depois, desligar o aparelho e deixá-lo no local indicado pela mesa receptora. Quem se recusar a entregar o celular não será autorizado a votar naquele momento.
Também é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência política, por meio de itens como broches, adesivos, dísticos, bandeiras ou camisetas. Já manifestações coletivas ou ruidosas, abordagem de eleitores, aliciamento e boca de urna são proibidos.
Eleitores com mais de 80 anos têm prioridade máxima, independentemente da ordem de chegada. Também possuem preferência pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista e doadores de sangue, conforme a ordem estabelecida pela Justiça Eleitoral.
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com o auxílio de alguém de sua escolha durante a votação. A urna também possui recursos de acessibilidade, como áudio, fones descartáveis, teclado em Braille e intérprete de Libras. O acesso com cão-guia também é permitido.
Quem estiver fora do município onde possui domicílio eleitoral e não puder comparecer à sua seção pode justificar a ausência no próprio dia, das 8h às 17h, pelo e-Título ou por meio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) em uma mesa destinada a esse atendimento. Quem fizer a justificativa no dia não precisa apresentar documentos que comprovem o motivo da ausência; no caso do RJE, é necessário apresentar documento oficial com foto.
Se a justificativa não for apresentada hoje, o eleitor terá até 3 de dezembro de 2026 para justificar a ausência referente ao primeiro turno. O procedimento pode ser feito pelo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral – Título Net ou presencialmente em cartório eleitoral, com documentação que comprove o motivo da ausência. Cada turno é considerado uma eleição independente.
O horário oficial de votação termina às 17h, mas quem estiver na fila nesse momento poderá votar. A Justiça Eleitoral fornece uma senha aos eleitores que ainda aguardam atendimento, e a seção somente é encerrada depois que essas pessoas terminarem de votar.
Por isso, quem ainda não saiu de casa deve conferir o local de votação, separar o documento, preparar a colinha e planejar o trajeto antes de seguir para a seção. Em caso de dúvida, os canais oficiais do TSE e do TRE-PE devem ser utilizados como referência ao longo do dia.
Conferi meu local de votação
Conferi minha seção
Separei um documento com foto
Verifiquei meu e-Título
Preparei minha colinha
Conferi o trajeto
Verifiquei a acessibilidade, se necessário
Sei que a votação vai das 8h às 17h
Sei que celular não entra na cabine
Sei como justificar se estiver fora do meu domicílio eleitoral
O “Antes da Urna” tem caráter exclusivamente informativo e de serviço. A proposta não é orientar o eleitor sobre em quem votar, mas apresentar, de maneira clara e acessível, informações oficiais sobre os procedimentos e as regras que envolvem o processo de votação. O especial também chega em um momento em que a Justiça Eleitoral amplia a divulgação de orientações para o eleitorado. O próprio TSE vem publicando conteúdos sobre temas como regras para o dia da votação, justificativa de ausência e utilização do e-Título.
>>> Acompanhe o Portal de Prefeitura nas redes sociais e siga a contagem regressiva do “Antes da Urna”.
2
4
16:19, 04 Out
30
°c
Fonte: OpenWeather
Jornais citam a crise do Banco Master e a influência do presidente Donald Trump na região.
Os observadores podem analisar diferentes etapas da votação e avaliar o funcionamento do sistema eletrônico.
Número corresponde a 0,48% dos 22.694 equipamentos instalados no Estado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) considera ocorrências dentro da normalidade.
mais notícias
+