Pernambuco, 19 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eleições: TRE revela que 12 pessoas ligadas ao CRIME ORGANIZADO foram eleitas em São Paulo

Dez vereadores e dois prefeitos vão assumir o poder em breve, mas os envolvidos não tiveram seus nomes revelados.

25 de outubro de 2024 às 07:35   - Atualizado às 09:11

Urnas eletrônicas.

Urnas eletrônicas. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Órgãos de inteligência informaram ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que 12 pessoas ligadas ao crime organizado foram eleitas no Estado de São Paulo, sendo dez vereadores e dois prefeitos.

Segundo a Corte Eleitoral paulista, 70 pessoas com envolvimento com o crime concorreram nas eleições municipais deste ano.

Os nomes dessas pessoas não foram revelados até o momento, e o TRE-SP não informou em quais cidades os envolvidos foram eleitos, alegando se tratar de "informação sigilosa".

Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias

Segundo a Justiça Eleitoral, os dados serão encaminhados ao Ministério Público para as providências cabíveis - por exemplo, averiguar se cabe Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apuração de gastos ilícitos ou abuso de poder econômico.

Veja Também

Em agosto, o chefe do centro de inteligência da Polícia Militar paulista, coronel Pedro Luís de Souza Lopes, afirmou durante o 18º encontro anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) nas eleições era "muito maior do que (se) imaginava".

"Não dá para falar que são 100, 200 municípios, mas tem vários com indícios palpáveis de alguma movimentação importante do tráfico participar como financiador de campanha eleitoral", afirmou o militar.

Segundo o Ministério Público do Estado de São Paulo, a facção movimenta cerca de R$ 1 bilhão ao ano. O carro-chefe da organização criminosa, já há alguns anos, é o tráfico internacional de cocaína, comprada de países vizinhos e enviada principalmente à Europa.

Investigações da Polícia Civil identificaram que os criminosos atuaram para tentar se infiltrar nas eleições, lançando candidatos aos cargos em disputa. O chamado "núcleo político" seria liderado por João Gabriel de Mello Yamawaki, acusado de ser um dos responsáveis por um dos maiores esquemas de lavagem de dinheiro da facção. A defesa de Yamawaki, que teve prisão decretada, alega que as acusações são infundadas e carecem de provas concretas.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:56, 19 Nov

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Chanceler alemão, Friedrich Merz e prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Ofensa

Eduardo Paes chama chanceler alemão que criticou Belém de 'nazista' e 'filhote de Hitler'

O prefeito do Rio de Janeiro compartilhou um post da BBC Brasil, mas depois apagou o comentário original.

Carla Zambelli
Vídeo

Ulisses Campbell diz que Carla Zambelli poderia parar em Tremembé: 'Seria uma presa vulnerável'

A parlamentar está presa em Roma por decisão da Corte de Apelação, que apontou risco de fuga. Zambelli deixou o Brasil pouco depois do STF determinar sua prisão no mês de junho deste ano.

Deputado federal Guilherme Derrite.
Proposta

Derrite apresenta quinta versão do PL Antifacção após críticas do governo federal

No texto anterior, o deputado federal encaminhou os recursos da PF para o Fundo de Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fins da PF (Funapol). 

mais notícias

+

Newsletter