Pernambuco, 27 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Moura atribui queda de João Campos a denúncias e fiscalizações no Recife

O vereador do Recife diz que pesquisas refletem desgaste do prefeito e avanço da gestão estadual em Pernambuco.

Isabella Lopes

06 de abril de 2026 às 15:29   - Atualizado às 15:42

Vereador Eduardo Moura e prefeito João Campos.

Vereador Eduardo Moura e prefeito João Campos. Foto: Divulgação

Em entrevista exclusiva ao Portal de Prefeitura o vereador Eduardo Moura fez uma análise sobre as variações nas pesquisas de opinião e apontou o que considera ser o estopim para uma tendência de queda nos índices de aprovação do prefeito João Campos.

Para o parlamentar, a "vitrine" da gestão municipal começou a apresentar fissuras a partir do momento em que o trabalho de fiscalização ganhou as redes sociais e os órgãos de controle.

De acordo com Moura, o atual gestor iniciou a legislatura em um patamar confortável, com aprovação que orbitava os 70%. No entanto, o parlamentar sustenta que esse prestígio vinha de uma "realidade maquiada" que passou a ser confrontada por visitas técnicas e denúncias documentadas.

Impacto das fiscalizações 

Um dos pontos centrais da análise de Eduardo Moura é a mudança na dinâmica de fiscalização do legislativo municipal. O vereador destaca que o uso de transmissões em tempo real permitiu que a população do Recife acessasse informações sobre o estado de áreas críticas, como saúde, educação e obras públicas, sem o filtro da comunicação oficial da prefeitura.

"Quando a gente começou a mostrar o Recife de verdade, o que ele escondia, o povo começou a abrir os olhos. Esse estilo de fiscalizar, fazendo ao vivo, começou inclusive a ser reproduzido por outros agentes políticos", afirma o vereador.

Veja Também

Segundo Moura, essa exposição direta, que ele classifica como o "Recife de verdade", foi o principal fator para o início da linha de decaimento do prefeito nas sondagens de opinião.

Ele acredita que a visibilidade dada a problemas estruturais em unidades de saúde e atrasos em reformas gerou um despertar crítico no eleitorado que, até então, consumia apenas as peças publicitárias da gestão.

Comparação com o Governo Estadual

Além das questões locais, o vereador aponta que o amadurecimento do governo de Raquel Lyra tem servido como régua de comparação para os recifenses. Moura observa que, após um início de gestão com dificuldades na área de comunicação, a governadora conseguiu alinhar suas entregas e melhorar a forma como se conecta com a população.

"O povo está começando a comparar as entregas que são feitas pelo estado com as da prefeitura. Ao mesmo tempo em que a comunicação da governadora melhorou, a gestão de João Campos sofreu o desgaste de escândalos com repercussão nacional", pontua Moura. Entre os episódios citados, o parlamentar relembra o "escândalo do fura-fila", que gerou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), e denúncias levadas ao Ministério Público Federal (MPF) sobre supostos superfaturamentos e crimes ambientais em parques como o Eduardo Campos e o das Graças.


Por fim, a análise do parlamentar aborda a relação interna da prefeitura com seus colaboradores. Moura relata uma crescente insatisfação entre os servidores públicos municipais, que alegam falta de tratamento justo por parte do Executivo. Para o vereador, a soma desses fatores fiscalização rigorosa, escândalos éticos e descontentamento do funcionalismo, cria um ambiente de desgaste difícil de ser revertido apenas com propaganda.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:42, 27 Abr

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Fátima de Tubarão e Alexandre de Moraes
Decisão

8/1: Moraes concede prisão domiciliar a 18 idosos condenados; 'Fátima Tubarão' está na lista

Entre as condições impostas está o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, além da proibição de acesso às redes sociais e de contato com outros investigados.

Sala de aula cheia de alunos.
Proposta

Projeto de lei propõe limite de alunos por turma para reduzir sobrecarga de professores nas escolas

O deputado justifica a medida com base nos prejuízos que as salas cheias causam ao desenvolvimento intelectual e social.

Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Avanço

Comissão da Câmara aprova obrigatoriedade de campanhas educativas antes de cobrar multas de trânsito

A proposta busca evitar que motoristas sejam surpreendidos por mudanças repentinas na lei sem o devido esclarecimento prévio.

mais notícias

+

Newsletter