Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Moura cobra nomeação e realização de concursos no Recife: "Respeito com os servidores"

O vereador também chamou atenção para o número de cargos comissionados criados durante a gestão de João Campos.

Redação

28 de outubro de 2025 às 13:38   - Atualizado às 13:38

Eduardo Moura e João Campos.

Eduardo Moura e João Campos. Foto: Divulgação

O vereador Eduardo Moura (Novo) fez duras críticas à gestão do prefeito João Campos (PSB) durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira, 28 de outubro. O parlamentar cobrou mais compromisso da prefeitura com os servidores públicos e com os candidatos aprovados em concursos municipais que ainda aguardam convocação.

A fala de Eduardo Moura ocorre no mesmo dia em que João Campos publicou uma mensagem nas redes sociais parabenizando os servidores públicos pela data comemorativa. O vereador afirmou que a homenagem não reflete a realidade enfrentada pelos profissionais e apontou contradições entre o discurso do prefeito e as ações da administração municipal.

Segundo o parlamentar, o Recife sofre com a falta de novos concursos e com o não chamamento de aprovados em seleções já realizadas. Eduardo Moura destacou que muitos aprovados seguem aguardando nomeação, enquanto a prefeitura amplia o número de cargos comissionados.

Durante o discurso, Eduardo Moura apresentou dados que, segundo ele, evidenciam o descaso com o serviço público. O último concurso da Guarda Municipal do Recife, por exemplo, ocorreu em 2014, sem previsão de nova seleção. Situação semelhante ocorre com a rede municipal de saúde, onde técnicos de enfermagem e enfermeiros também aguardam nomeação desde o concurso de 2014. O parlamentar lembrou ainda que o certame realizado em 2019 já foi prorrogado três vezes.

Veja Também

Na área da educação, o vereador apontou problemas na convocação de professores. De acordo com Eduardo Moura, o município mantém cadastro de reserva sem utilização, mesmo com relatos de falta de docentes em sala de aula. O parlamentar citou ainda que há defasagem de profissionais na carreira de apoio à docência (ADI e ADE), com cerca de 100 aprovados ainda não convocados de um total de 400.

Eduardo Moura também chamou atenção para o número de cargos comissionados criados durante a gestão de João Campos. Segundo o vereador, a prefeitura abriu mais de 4 mil vagas desse tipo, o que ele considera uma contradição diante da ausência de concursos públicos.

“É esse o respeito que ele tem pelos servidores?”, questionou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:50, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter