Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo da Fonte exige da ANEEL redução de tarifas e fiscalização: "serviço da Neoenergia é péssimo"

O deputado federal destacou que a Agência tem que cumprir seu papel de controladora e garantir que a população tenha acesso a um serviço de energia elétrica de qualidade.

Isabella Lopes

20 de fevereiro de 2025 às 14:37   - Atualizado às 14:42

Eduardo da Fonte.

Eduardo da Fonte. Foto: Portal de Prefeitura

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) encaminha à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) uma série de solicitações para a Consulta Pública nº 004/2025, que trata da Revisão Tarifária Periódica da Neoenergia Pernambuco, prevista para vigorar a partir de 29 de abril de 2025. As propostas visa assegurar tarifas menos caras para os consumidores e que garanta a qualidade do serviço prestado sendo efetivamente considerada no processo de revisão.

O parlamentar também cobra que a ANEEL realize pesquisas diretas com os consumidores para avaliar a qualidade do serviço prestado. Se menos de 50% dos usuários considere o serviço satisfatório, a Neoenergia deve receber multa e ter tarifas reduzidas.

“O serviço da Neoenergia é péssimo, e a ANEEL precisa agir para proteger os consumidores. Não dá para aceitar que as pessoas paguem caro por um fornecimento de energia instável e de baixa qualidade”, reforça o deputado.

Eduardo da Fonte destaca que a ANEEL tem que cumprir seu papel de fiscalizadora e garantir que a população tenha acesso a um serviço de energia elétrica de qualidade e com tarifas mais baratas.

Eduardo da Fonte pede ampliação de mamografias gratuitas

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) solicitou formalmente ao Ministério da Saúde a redução da idade mínima para a realização gratuita de mamografias no SUS. A proposta é baixar dos atuais 50 para 40 anos.

O pedido foi encaminhado à ministra da Saúde, Nísia Trindade, por meio do Ofício n.º 011/2025, destacando a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama.

De acordo com o parlamentar, a detecção antecipada da doença aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido e reduz a mortalidade, conforme explicou Eduardo.

“O câncer de mama é a principal causa de morte oncológica entre as mulheres. No Brasil, 30% das pacientes diagnosticadas têm menos de 50 anos. Isso reforça a necessidade de revisar as diretrizes do SUS”, pontuou Eduardo da Fonte.

Atualmente, a Lei nº 11.664/2008 e a Portaria nº 61/2015 garantem a mamografia gratuita para mulheres de 50 a 69 anos. No entanto, diversas organizações de saúde recomendam a realização do exame a partir dos 40 anos, afirmou Eduardo. Entre elas estão a Sociedade Brasileira de Mastologia, o American College of Radiology e a US Preventive Services Task Force.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de mama deve representar 74 mil novos casos por ano no Brasil até 2025.

No ofício, Eduardo da Fonte também propõe que a ampliação da faixa etária para a mamografia gratuita seja acompanhada de campanhas de conscientização. Ele sugere ainda investimento na infraestrutura para exames.

“Nosso objetivo é garantir que mais mulheres tenham acesso ao rastreamento precoce e um tratamento eficiente. Isso reduzirá o impacto da doença e salvará vidas”, reforçou o deputado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:11, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter