Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo da Fonte convida Gilson Machado e Alberto Feitosa para o PP: "braços abertos"

Em resposta, o deputado estadual afirmou que deixaria o PL, caso Bolsonaro e o ex-ministro do Turismo fossem juntos.

Everthon Santos

05 de março de 2025 às 12:06   - Atualizado às 12:09

A imagem ilustra Eduardo da Fonte ao lado de Feitosa e Gilson Machado.

A imagem ilustra Eduardo da Fonte ao lado de Feitosa e Gilson Machado. Foto: Divulgação

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado, seu filho, o vereador Gilson Filho, e o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa estão avaliando a possibilidade de deixarem o PL. O trio demonstrou interesse em um convite para ingressar no PP, partido comandado no estado pelo deputado federal Eduardo da Fonte.

A movimentação ocorre em meio a uma disputa interna no PL pernambucano, que opõe os bolsonaristas mais alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, como Gilson Machado e Feitosa, ao grupo liderado pelos irmãos Ferreira. O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, e seu irmão, o deputado federal André Ferreira, têm o apoio do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.

Em entrevista ao blog Ponto de Vista, Eduardo da Fonte afirmou que receberia Gilson Machado e seus aliados “de braços abertos”. Feitosa agradeceu o convite, mas declarou que só sairia do PL se fosse acompanhado de Bolsonaro e do ex-ministro do Turismo.

A tensão entre os grupos aumentou depois que Anderson Ferreira divulgou um vídeo de Valdemar Costa Neto declarando apoio à sua candidatura ao Senado em Pernambuco. Dias depois, Bolsonaro visitou o estado e reafirmou que seu candidato ao Senado é Gilson Machado, garantindo que iria acertar essa decisão junto com o presidente nacional do PL.

Caso a mudança dos bolsonaristas para o PL se concretize, o partido de Eduardo da Fonte pode se fortalecer ainda mais em Pernambuco, especialmente entre eleitores de direita descontentes com o comando do PL no estado.

Veja Também

Nas eleições municipais de 2024, o PP conseguiu expandir sua base política no estado, quase dobrando o número de prefeituras sob seu controle. A legenda, que anteriormente tinha 16 prefeituras, agora contará com 30.

Esse avanço proporciona ao PP uma posição mais relevante na política pernambucana, dando ao partido maior controle sobre decisões locais e uma presença mais ampla em diferentes regiões. Além de fortalecer a sigla, o sucesso eleitoral também solidifica a posição de Eduardo da Fonte como um dos principais articuladores do estado.

Vale lembrar que a sigla possui a segunda maior bancada de deputados estaduais em Pernambuco (8) e também conta com a segunda maior bancada de deputados federais do estado (4), empatada com o PL.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:44, 25 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeito Carlos Santana e todos os vereadores de Ipojuca confirmam apoio à reeleição de Raquel Lyra
Reforço

Prefeito Carlos Santana e todos os vereadores de Ipojuca confirmam apoio à reeleição de Raquel Lyra

O encontro que marcou a aliança contou com a presença da deputada estadual Simone Santana, do candidato ao Senado pela Coligação Pernambuco de Coração, Eduardo da Fonte.

Urna Eletrônica.
Medida

Eleições 2026: 173 seções eleitorais em Pernambuco são alteradas; confira mudanças

Mudanças atingem 29 municípios do estado e foram feitas principalmente por causa de reformas e interdições nos locais originais.

.Eduardo da Fonte e Felipe Andrade.
Articulação

Felipe Andrade, vice-prefeito de Paulista, declara apoio à candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado

A definição ocorreu após uma reunião na sede do Partido Progressistas (PP), na Zona Sul do Recife.

mais notícias

+

Newsletter