Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo da Fonte consegue ampliar mamografia e troca de equipamentos de cobaltoterapia no SUS

O deputado defende que a idade mínima para o exame seja reduzida para 40 anos, com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

Gabriel Alves

27 de março de 2025 às 09:52   - Atualizado às 10:20

Deputado federal Eduardo da Fonte.

Deputado federal Eduardo da Fonte. Foto: Divulgação

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 26 de março, dois requerimentos apresentados pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE). O primeiro solicita uma audiência pública com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para discutir a recomendação de que o exame de mamografia seja realizado apenas em mulheres acima dos 50 anos.

Eduardo da Fonte defende que a idade mínima para o exame seja reduzida para 40 anos, com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

O segundo requerimento propõe uma audiência pública com o Ministério da Saúde para tratar da substituição de tecnologias ultrapassadas no tratamento de câncer no SUS, incluindo os aparelhos de cobaltoterapia.

Eduardo da Fonte destacou a entrega de um acelerador linear ao HCP, fruto de emendas parlamentares de seu mandato.

“Esse equipamento moderno pode reduzir o número de sessões de tratamento de 30 para até 5, dependendo do caso. Os aparelhos de cobalto estão obsoletos e não oferecem a eficiência necessária no tratamento do câncer”, afirmou o deputado.

Veja Também

Com a aprovação dos dois requerimentos, serão realizadas audiências públicas, que serão agendadas conforme a disponibilidade da Comissão.

Eduardo da Fonte e PP garantem finalização do HCP

Liderados pelo deputado federal Eduardo da Fonte, as bancadas federal e estadual do Partido Progressistas (PP) garantiram R$ 5 milhões para a conclusão do Hospital do Câncer do Sertão do Araripe (HCSA), um marco para a saúde no sertão pernambucano.

Eduardo e Lula da Fonte já haviam viabilizado R$ 2,6 milhões para o início das obras. O hospital já está em funcionamento, com 10 consultórios, um equipamento de cintilografia pronto para autorização pelo SUS, uma sala de quimioterapia em fase final, além de poltronas, gerador de energia elétrica e equipamento de raio-X.

“Vamos transformar a força que o povo nos dá em ações concretas que possam transformar a vida das pessoas”, afirmou Eduardo da Fonte.

O anúncio foi feito durante visita à unidade, com a presença do senador Ciro Nogueira (PI), dos deputados Eduardo da Fonte (PE), Lula da Fonte (PE) e Júlio Arcoverde (PI), da deputada Roberta Arraes (PP) e das Irmãs Medianeiras da Paz, responsáveis pela administração do hospital.

O senador Ciro Nogueira elogiou o trabalho de articulação de Eduardo da Fonte.

“Fica aqui minha admiração e o meu reconhecimento ao deputado Eduardo da Fonte. Você se transformou no melhor deputado federal do estado de Pernambuco, imagine quando você assumir a liderança do Progressistas no Senado Federal a partir de 2027”, disse o senador.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:17, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter