O parlamentar solicitou a realização de uma audiência pública para discutir a manutenção ou substituição de equipamentos por tecnologias mais modernas.
22 de março de 2025 às 09:40 - Atualizado às 09:40
Deputado federal Eduardo da Fonte com paciente em Hospital do câncer. Foto: Divulgação
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) apresentou um requerimento na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados cobrando esclarecimentos do Ministério da Saúde sobre o uso de aparelhos de cobaltoterapia e outras tecnologias obsoletas no tratamento de câncer pelo SUS.
O parlamentar solicitou a realização de uma audiência pública para discutir a manutenção ou substituição desses equipamentos por tecnologias mais modernas, como o acelerador linear, entregue ao Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) por meio de emenda de sua autoria.
Eduardo da Fonte aponta que a cobaltoterapia apresenta diversas limitações técnicas, como menor precisão no planejamento, maior toxicidade em pele e dificuldades operacionais que comprometem a eficácia do tratamento.
Segundo o deputado, um relatório da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) indica que existem apenas dez aparelhos de cobaltoterapia em funcionamento no Brasil, sendo um deles no HCP, que sequer foi citado na resposta do Ministério da Saúde a um requerimento de informação enviado em setembro de 2024.
O deputado enviou um ofício ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cobrando novamente as informações sobre esses equipamentos.
“O câncer é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e precisamos garantir que os pacientes tenham acesso a tratamentos modernos e eficazes para aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou Eduardo da Fonte.
A audiência pública deverá contar com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da Dra. Ana Luiza Fassizoli, radio-oncologista do HCP, e do Dr. Gustavo Nader, presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia.
Liderados pelo deputado federal Eduardo da Fonte, as bancadas federal e estadual do Partido Progressistas (PP) garantiram R$ 5 milhões para a conclusão do Hospital do Câncer do Sertão do Araripe (HCSA), um marco para a saúde no sertão pernambucano.
Eduardo e Lula da Fonte já haviam viabilizado R$ 2,6 milhões para o início das obras. O hospital já está em funcionamento, com 10 consultórios, um equipamento de cintilografia pronto para autorização pelo SUS, uma sala de quimioterapia em fase final, além de poltronas, gerador de energia elétrica e equipamento de raio-X.
“Vamos transformar a força que o povo nos dá em ações concretas que possam transformar a vida das pessoas”, afirmou Eduardo da Fonte.
O anúncio foi feito durante visita à unidade, com a presença do senador Ciro Nogueira (PI), dos deputados Eduardo da Fonte (PE), Lula da Fonte (PE) e Júlio Arcoverde (PI), da deputada Roberta Arraes (PP) e das Irmãs Medianeiras da Paz, responsáveis pela administração do hospital.
O senador Ciro Nogueira elogiou o trabalho de articulação de Eduardo da Fonte.
“Fica aqui minha admiração e o meu reconhecimento ao deputado Eduardo da Fonte. Você se transformou no melhor deputado federal do estado de Pernambuco, imagine quando você assumir a liderança do Progressistas no Senado Federal a partir de 2027”, disse o senador.
3
08:55, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+