Eduardo da Fonte. Foto: Divulgação
O deputado federal e presidente estadual da Federação União Progressista, Eduardo da Fonte (PP), recebeu o vereador de São Bento do Una Pezinho acompanhado do presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, vereador Léo do Ar (PP).
Durante o encontro, anunciaram investimentos para a construção da Casa Azul na cidade, espaço voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Casa Azul é um centro de cuidado especializado para crianças com autismo e suas famílias, oferecendo acompanhamento terapêutico com profissionais qualificados, psicólogos e uma rede multidisciplinar, incluindo atividades educativas e apoio familiar.
O projeto contará também com o apoio do prefeito de São Bento do Una, Alexandre Batité. Com essa iniciativa, a cidade se soma a outras de Pernambuco que, com o trabalho de Eduardo da Fonte, têm transformado a vida de famílias e pessoas autistas em todo o estado.
“O vereador Pezinho trouxe essa importante demanda da cidade e, juntos, vamos construir a Casa Azul, garantindo mais cuidado, inclusão e apoio às famílias de São Bento do Una”, reforçou Eduardo da Fonte.
Também participou da reunião o deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP).
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) defendeu, em audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, a aprovação do Projeto de Lei nº 667/2021, de sua autoria, que institui o Acordo de Compartilhamento de Risco (ACR) para a incorporação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS).
A proposta já recebeu parecer favorável do relator, deputado Rafael Simões, e deve ser votada ainda neste semestre.
O ACR é um modelo inovador que permite a inclusão de medicamentos, tratamentos e dispositivos médicos de forma mais rápida e sustentável, especialmente para doenças raras e de alto custo.
Pelo sistema, o risco financeiro e clínico é dividido entre o SUS e a indústria farmacêutica, com cláusulas que garantem redução de preços, monitoramento de resultados e custeio compartilhado.
Eduardo da Fonte destacou que a medida tem potencial para acelerar o acesso a terapias inovadoras, citando o exemplo da Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipos 2 e 3, que inicialmente ficaram fora do protocolo do SUS.
“Esse projeto representa um avanço para garantir que o tratamento chegue a quem mais precisa, com responsabilidade no uso dos recursos públicos e participação ativa da sociedade civil”, afirmou.
Em março deste ano, o Ministério da Saúde adotou o modelo proposto pelo parlamentar e firmou um acordo com a Novartis para fornecimento do Zolgensma, primeira terapia gênica incorporada ao SUS sob o formato de ACR.
Em maio, Pernambuco registrou a primeira aplicação do medicamento, beneficiando uma criança de São Caetano.
O projeto altera a Lei nº 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde) e prevê que os acordos sejam executados em centros de referência, com monitoramento por instituições de pesquisa, e submetidos à avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) antes da incorporação definitiva. O PL deve ser votado pela Comissão ainda neste semestre.
2
19:44, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+