Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo da Fonte anuncia investimentos para a construção da Casa Azul em São Bento do Una

A Casa Azul é um centro de cuidado especializado para crianças com autismo e suas famílias, oferecendo acompanhamento terapêutico.

Fernanda Diniz

19 de agosto de 2025 às 13:13   - Atualizado às 13:28

Eduardo da Fonte.

Eduardo da Fonte. Foto: Divulgação

O deputado federal e presidente estadual da Federação União Progressista, Eduardo da Fonte (PP), recebeu o vereador de São Bento do Una Pezinho acompanhado do presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, vereador Léo do Ar (PP).

Durante o encontro, anunciaram investimentos para a construção da Casa Azul na cidade, espaço voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Casa Azul é um centro de cuidado especializado para crianças com autismo e suas famílias, oferecendo acompanhamento terapêutico com profissionais qualificados, psicólogos e uma rede multidisciplinar, incluindo atividades educativas e apoio familiar.

O projeto contará também com o apoio do prefeito de São Bento do Una, Alexandre Batité. Com essa iniciativa, a cidade se soma a outras de Pernambuco que, com o trabalho de Eduardo da Fonte, têm transformado a vida de famílias e pessoas autistas em todo o estado.

“O vereador Pezinho trouxe essa importante demanda da cidade e, juntos, vamos construir a Casa Azul, garantindo mais cuidado, inclusão e apoio às famílias de São Bento do Una”, reforçou Eduardo da Fonte.

Veja Também

Também participou da reunião o deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP).

Proposta de Eduardo da Fonte 

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) defendeu, em audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, a aprovação do Projeto de Lei nº 667/2021, de sua autoria, que institui o Acordo de Compartilhamento de Risco (ACR) para a incorporação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta já recebeu parecer favorável do relator, deputado Rafael Simões, e deve ser votada ainda neste semestre.

O ACR é um modelo inovador que permite a inclusão de medicamentos, tratamentos e dispositivos médicos de forma mais rápida e sustentável, especialmente para doenças raras e de alto custo.

Pelo sistema, o risco financeiro e clínico é dividido entre o SUS e a indústria farmacêutica, com cláusulas que garantem redução de preços, monitoramento de resultados e custeio compartilhado.

Eduardo da Fonte destacou que a medida tem potencial para acelerar o acesso a terapias inovadoras, citando o exemplo da Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipos 2 e 3, que inicialmente ficaram fora do protocolo do SUS.

“Esse projeto representa um avanço para garantir que o tratamento chegue a quem mais precisa, com responsabilidade no uso dos recursos públicos e participação ativa da sociedade civil”, afirmou.

Em março deste ano, o Ministério da Saúde adotou o modelo proposto pelo parlamentar e firmou um acordo com a Novartis para fornecimento do Zolgensma, primeira terapia gênica incorporada ao SUS sob o formato de ACR.

Em maio, Pernambuco registrou a primeira aplicação do medicamento, beneficiando uma criança de São Caetano.

O projeto altera a Lei nº 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde) e prevê que os acordos sejam executados em centros de referência, com monitoramento por instituições de pesquisa, e submetidos à avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) antes da incorporação definitiva. O PL deve ser votado pela Comissão ainda neste semestre.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:44, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter