Eduardo Bolsonaro visita brasileiros na Argentina Foto: Reprodução/ Redes Sociais
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) visitou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, dois brasileiros detidos na Argentina por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A visita ocorreu antes de sua participação na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), realizada no país.
Os dois brasileiros foram presos sob acusações relacionadas aos protestos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Eduardo Bolsonaro afirmou que o objetivo da visita foi “levar uma palavra de alento e conhecer juridicamente em detalhes técnicos a defesa deles, além de fazer valer os acordos internacionais”.
Segundo o deputado, as prisões são injustas:
"A gente está aqui pra buscar a liberdade que a gente perdeu (...) Pessoas que estão sendo condenadas injustamente como se fossem terroristas. É simplesmente desumano!", declarou.
No encontro, Eduardo conversou com Vivi, esposa de Rodrigo de Freitas Moro, e Agnes, filha de Joelton Gusmão de Oliveira. Ambos foram condenados a 17 anos de prisão e estão entre os 61 foragidos listados pelo STF.
Vivi relatou as dificuldades enfrentadas:
"Só tem eu e meus filhos aqui... A família são os patriotas que têm nos ajudado. Estamos sobrevivendo com ajuda das pessoas, da igreja", disse. Ela afirmou que seu marido foi preso por estar *"com uma bandeira e uma garrafinha na mão".
Agnes, filha de Joelton, também questionou as provas contra seu pai:
"No processo que incrimina meu pai, não tem vídeo dele, não tem nada".
A Justiça argentina, por meio da 3ª Vara Federal, atendeu a um pedido do STF e determinou que os dois brasileiros fossem detidos e colocados à disposição para um processo de extradição ao Brasil. O caso segue em tramitação.
O brasileiro Wellington Luiz Firmino, de 34 anos, foi preso na província de Jujuy, noroeste da Argentina, enquanto tentava fugir de moto para o Chile.
Firmino foi condenado no Brasil a 17 anos de prisão por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, e estava foragido.
A prisão ocorreu no posto fronteiriço de Jama, na divisa entre Argentina e Chile. Segundo a polícia argentina, a captura aconteceu após a identificação de Firmino, que constava em um mandado expedido pela Justiça local contra 61 brasileiros foragidos, acusados de participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado.
2
04:38, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+