Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

EDUARDO BOLSONARO visita BRASILEIROS PRESOS e suas famílias na Argentina

O encontro ocorreu antes de sua participação na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), realizada no país vizinho.

Ricardo Lélis

04 de dezembro de 2024 às 17:11   - Atualizado às 17:11

Eduardo Bolsonaro visita brasileiros na Argentina

Eduardo Bolsonaro visita brasileiros na Argentina Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) visitou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, dois brasileiros detidos na Argentina por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A visita ocorreu antes de sua participação na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), realizada no país.  

Os dois brasileiros foram presos sob acusações relacionadas aos protestos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Eduardo Bolsonaro afirmou que o objetivo da visita foi “levar uma palavra de alento e conhecer juridicamente em detalhes técnicos a defesa deles, além de fazer valer os acordos internacionais”.  

Segundo o deputado, as prisões são injustas: 

"A gente está aqui pra buscar a liberdade que a gente perdeu (...) Pessoas que estão sendo condenadas injustamente como se fossem terroristas. É simplesmente desumano!", declarou.  

Veja Também

No encontro, Eduardo conversou com Vivi, esposa de Rodrigo de Freitas Moro, e Agnes, filha de Joelton Gusmão de Oliveira. Ambos foram condenados a 17 anos de prisão e estão entre os 61 foragidos listados pelo STF.  

Vivi relatou as dificuldades enfrentadas: 

"Só tem eu e meus filhos aqui... A família são os patriotas que têm nos ajudado. Estamos sobrevivendo com ajuda das pessoas, da igreja", disse. Ela afirmou que seu marido foi preso por estar *"com uma bandeira e uma garrafinha na mão".  

Agnes, filha de Joelton, também questionou as provas contra seu pai: 

"No processo que incrimina meu pai, não tem vídeo dele, não tem nada".  

A Justiça argentina, por meio da 3ª Vara Federal, atendeu a um pedido do STF e determinou que os dois brasileiros fossem detidos e colocados à disposição para um processo de extradição ao Brasil. O caso segue em tramitação.

Terceiro condenado preso

O brasileiro Wellington Luiz Firmino, de 34 anos, foi preso na província de Jujuy, noroeste da Argentina, enquanto tentava fugir de moto para o Chile.

Firmino foi condenado no Brasil a 17 anos de prisão por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, e estava foragido.  

A prisão ocorreu no posto fronteiriço de Jama, na divisa entre Argentina e Chile. Segundo a polícia argentina, a captura aconteceu após a identificação de Firmino, que constava em um mandado expedido pela Justiça local contra 61 brasileiros foragidos, acusados de participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:38, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter