Pernambuco, 30 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Dosimetria: Congresso derruba veto de Lula e reduz pena de Bolsonaro pelos atos de 8/1

O PL 2.162 de 2023 foi incluído como pauta única na sessão, entrando na frente de mais de 50 vetos, parciais ou totais, que aguardam na fila para análise do Parlamento.

Ricardo Lélis

30 de abril de 2026 às 16:44   - Atualizado às 16:44

Lula e Bolsonaro em debate presidencial.

Lula e Bolsonaro em debate presidencial. Foto: Reprodução

O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira, 30 de abril, o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei (PL) da Dosimetria, que reduz a pena dos condenados por tentativa de golpe de Estado ligados ao 8 de janeiro de 2023. O projeto de lei segue para promulgação. 

No Senado, foram 49 votos favoráveis à derrubada do veto e 24 contrários Eram necessários 41 senadores para derrubar o veto presidencial.

Na Câmara dos Deputados, 318 parlamentares votaram para beneficiar os golpistas, enquanto 144 deputados votaram contra e cinco se abstiveram. Eram necessários 257 votos para derrubar o veto.  

Antes da votação, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), fatiou a votação, excluindo os trechos que beneficiariam criminosos comuns ao reduzir o tempo para progressão de pena, mudança prevista no texto aprovado em dezembro de 2025.

O PL 2.162 de 2023 foi incluído como pauta única na sessão de hoje, entrando na frente de mais de 50 vetos, parciais ou totais, que aguardam na fila para análise do Parlamento.

Veja Também

O líder do governo na Câmara, deputado Pedro Uczai (PT-SC), pediu questão de ordem contra a votação do PL por entender que outros vetos teriam preferência, mas o apelo foi rejeitado por Alcolumbre.

“Nós estamos votando o tema da democracia e, portanto, o futuro de novas aventuras golpistas se derrubar este veto, uma vez que está defendendo um grupo determinado, que é o de Jair Bolsonaro, e os generais golpistas que tentaram implantar golpe no país”, disse a liderança governista.

Uczai lembrou ainda do plano de assassinatos contra o presidente eleito e o vice previsto na trama golpista.

“Não é esquerda ou direita. É se nós queremos democracia ou golpe ou ditadura, autoritarismo no Brasil. Liberdade, democracia, sim, ditadura nunca mais.”

A derrubada do veto foi defendida pelo senador Espiridião Amim (PP-SC), relator do PL, que justificou que o julgamento da trama golpista não teria sido justo.

“Eu quero, em primeiro lugar, dizer a todos os congressistas que estão aqui que este é um dia que pode permitir que se galgue ou se supere o primeiro degrau para a justiça e para a harmonia política no Brasil”, disse o parlamentar.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:42, 30 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Evento ''Simbora com César'' em Igarassu
Apoio

Igarassu: César Ramos recebe apoio fundamental da vereadora Maria Arruda, líder da câmara

O deputado federal Lula da Fonte, também declarou apoio à César Ramos na Alepe em 2026

Marconi Ferraz e boneco gigante de Trump em Recife
Eleições

Homem que colocou boneco gigante de Trump no Recife lança pré-candidatura a deputado pelo NOVO

Marconi Ferraz acredita na necessidade de uma gestão pública mais eficiente e menos burocrática para destravar o crescimento econômico das regiões pernambucanas.

Marinho disse ainda esperar que decisão do Senado tenha sido um "lapso".
Opinião

Luiz Marinho critica Senado após rejeição de Jorge Messias ao STF: 'virou Senadinho'

A derrota nesta quarta-feira foi histórica para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já que a última vez que isso havia acontecido foi em 1894

mais notícias

+

Newsletter