Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Desaprovação a Lula ultrapassa 52% no maior colégio eleitoral do Nordeste, diz pesquisa

Apesar do petista ter recebido mais de 70% dos votos no estado nas eleições de 2022, a maioria dos baianos agora expressa insatisfação com sua gestão.

Portal de Prefeitura

27 de março de 2025 às 12:53   - Atualizado às 13:06

Presidente Lula na Bahia

Presidente Lula na Bahia Foto: Ricardo Stuckert

A desaprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Bahia superou os 52%, conforme aponta pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta terça-feira, 25 de março de 2025. A pesquisa revela que, apesar de o petista ter recebido mais de 70% dos votos no estado nas eleições presidenciais de 2022, a maioria dos baianos agora expressa insatisfação com sua gestão.

De acordo com o levantamento, 52,6% dos eleitores baianos desaprovam o trabalho do presidente, enquanto 44% aprovam. Outros 3,4% não souberam ou não quiseram responder. Quando questionados sobre a qualidade da administração, 29,5% consideraram o governo "ótimo" ou "bom", 43,8% o avaliaram como "ruim" ou "péssimo", e 25,7% classificaram-no como "regular". Apenas 1,1% dos entrevistados não responderam à pesquisa.

Esse dado é particularmente significativo, considerando que o Nordeste foi a única região do Brasil onde Lula conquistou uma vitória ampla, e a Bahia, um dos maiores colégios eleitorais da região, foi essencial para sua eleição. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de março, com uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa reflete um cenário de crescente insatisfação popular, que também se reflete em outras regiões do país, como apontado em levantamentos anteriores. A gestão do presidente enfrenta dificuldades para reconquistar a confiança dos eleitores, especialmente após a perda de apoio em estados tradicionalmente favoráveis a ele.

Brasil: Avaliação positiva do governo Lula cai para 26,8%

A avaliação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou seu nível mais baixo em 800 dias de mandato, com apenas 26,8% dos brasileiros considerando seu trabalho como ótimo ou bom. Em contrapartida, o índice de reprovação subiu para 52,6%, evidenciando um crescente descontentamento entre a população. Esses números foram revelados pela pesquisa do instituto Futura Inteligência, divulgada pela revista Exame na última quarta-feira, 26 de março de 2025.

Esse levantamento, que entrevistou 1.001 eleitores de todo o Brasil entre 19 e 25 de março, mostra uma queda acentuada na popularidade de Lula. É a primeira vez que a avaliação negativa ultrapassa a marca dos 50%, e o percentual de aprovação não chega sequer a 30%. A pesquisa, que acompanha a trajetória do governo petista em oito rodadas, aponta uma tendência de insatisfação crescente, particularmente em segmentos que tradicionalmente apoiavam o presidente, como as mulheres e os moradores da Região Nordeste.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:57, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter